Um dia todas a ópticas vão querer ser assim...
Home/Artigos/Lentes de Contacto/10 mitos sobre lentes de contacto

10 mitos sobre lentes de contacto

As lentes de contacto são muitas vezes alvo de pressupostos errados e de afirmações com pouco fundamento. Para que não fique com dúvidas, deixamos aqui 10 mitos sobre lentes de contacto que importa desmistificar. Muitos deles são considerados verdades absolutas, mas não têm qualquer razão de ser na sua base.

Mitos sobre lentes de contato de 1 a 10

1. Não posso usar lentes de contacto

Graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, quase toda a gente pode usar este tipo de lentes. Atualmente, existem já lentes de contacto bifocais para pessoas com presbiopia e lentes macias para corrigir o astigmatismo.

2. Posso perder uma lente de contacto atrás do olho

Mito. Uma membrana fina denominada conjuntiva cobre a parte branca dos olhos e liga-a ao interior das pálpebras, tornando impossível a uma lente de contacto escorregar para trás do olho.

3. As lentes de contato são desconfortáveis

Não é verdade. Após um breve período de adaptação, a maioria das pessoas nem nota que está a usar lentes de contacto. Para quem sente desconforto ao usar estas lentes, existem várias soluções simples que podem ajudar a corrigir o problema.

4. Este tipo de lentes podem ficar coladas ao olho

Apesar de ser possível uma lente de contacto macia ficar colada à superfície do olho se secar, a aplicação de uma solução salina estéril torna a humedecer a lente e permite que ela saia facilmente.

5. As lentes de contacto dão muito trabalho

Errado. Uma pequena embalagem permite limpar e desinfetar as lentes de contacto facilmente. Pode também optar por lentes descartáveis.

6. Usar lentes de contacto causa problemas nos olhos

Pode ser verdade que as lentes de contacto podem aumentar o risco de determinados problemas nos olhos. No entanto, se seguir as instruções do seu médico relativas ao uso das lentes, a sua utilização é extremamente segura.

7. Nunca conseguirei coloca-las nos olhos.

É claro que consegue. Pode ser difícil ao início, mas o seu técnico óptico vai ajudar a colocar e remover estas lentes de forma muito simples.

8. As lentes podem saltar dos olhos

Há alguns anos atrás, as lentes de contacto rígidas e antiquadas podiam, por vezes, saltar dos olhos durante a prática desportiva ou de outras atividades. Mas as lentes modernas adaptam-se melhor ao olho e raramente saltam ou são deslocadas.

9. São muito despendiosas

Errado. Este tipo de lentes podem, por vezes, ser até mais em conta do que um par de óculos.

10. Sou muito velho para usar lentes de contacto

Quem disse? Com o advento das lentes de contacto bifocais e de lentes especialmente concebidas para olhos secos, a idade avançada deixou de ser um problema. Pergunte ao seu médico, a resposta pode surpreender.

Para saber mais sobre este produto, entre em contacto connosco.

 

2016-06-22T11:16:16+00:00