Com a chegada do frio e dos dias ventosos e secos os nossos olhos ficam mais sensíveis, mais expostos. Nesta fase, ao contrário do que se possa pensar, é necessário termos alguns cuidados extra para mantermos os nossos olhos saudáveis, limpos e hidratados.

Frequentemente, nesta época do ano, a nossa pele ressente-se e acaba por ficar mais seca e quebradiça. O mesmo acontece com os nossos olhos. É importante hidratar e lubrificar os olhos para que nestes não fiquem secos.

Cuidados a ter com os olhos no inverno:

Utilizar óculos de sol

  • Apesar de haver menos exposição solar nesta época do ano, a utilização dos óculos de sol é fundamental. É importante optar sempre por óculos de sol com lentes adequadas, que protejam realmente os seus olhos contra os raios ultravioleta – UVA e UVB. Os efeitos negativos dos raios solares nos seus olhos são cumulativos, pelo que mesmo em dias mais cinzentos e chuvosos, os raios solares estão presentes e podem danificar os seus olhos.

Reforçar cuidados de limpeza

  • Limpeza diária dos olhos – ajuda a promover a saúde ocular;
  • Limpeza e manutenção da habitação – ambientes arejados e limpos com frequência diminuem drasticamente o risco de problemas oculares, uma vez que eliminam bactérias, sujidades e outros agentes passíveis que favorecerem o desenvolvimento de doenças oculares.
  • Cuidados com animais domésticos – quem tem animais domésticos e que permanecem um longo período de tempo no interior das habitações necessita de ter cuidados redobrados nesta fase. É importante fazer limpezas frequentes, de forma a haver o mínimo de acumulação de pelos possível. A presença de pelos, seja de cão ou de gato, pode desencadear uma conjuntivite alérgica, causando irritação e comichão.
  • Limpeza de roupas – as roupas que usamos diariamente são também uma fonte geradora de problemas oculares. Roupas que estejam guardadas por longos períodos de tempo devem ser lavadas antes do seu uso, sejam elas roupas de utilização no dia-a-dia, roupas de cama, ou até mesmo toalhas.

Tratar os olhos secos

  • Fatores ambientais são determinantes para a sensação de olho seco. No período frio estes sintomas tendem a aparecer com muito mais frequência. Nesta época, o clima frio e por vezes seco, do inverno, o vento, os fumos e o aumento da poluição, são fatores determinantes para o aumento dos níveis de irritação e comichão nos olhos. Na presença destes sintomas é fundamental marcar uma consulta no seu oftalmologista, de forma a que este possa avaliar o seu estado clínico e indicar o melhor procedimento para o seu caso. Geralmente, são prescritos colírios ou lágrimas artificiais.estes servem para lubrificar o olho, proporcionando um alívio imediato. de forma a lubrificar todo o olho.

Durante o inverno os cuidados oculares devem ser sempre redobrados. No entanto, é importante que, em qualquer altura do ano, faça consultas regulares com o seu oftalmologista ou optometrista de forma a evitar o desenvolvimento de algum tipo de patologia.