Um dia todas a ópticas vão querer ser assim...
Home/Artigos/Lentes/4 dicas para uma melhor adaptação a lentes progressivas

4 dicas para uma melhor adaptação a lentes progressivas

Se nunca usou lentes progressivas ou lentes para ver ao longe, a adaptação, por vezes, pode não ser imediata. Para o ajudar na adaptação a lentes progressivas, deixamos aqui algumas dicas que lhe podem ser bastante úteis.

O que pode fazer para facilitar a sua adaptação a lentes progressivas?

  1. Uma das dicas mais importantes para a adaptação a lentes progressivas é usar os óculos durante uma semana, sem nunca os tirar, a não ser para dormir. Isso vai tornar a adaptação a lentes progressivas muito mais rápida.
  1. Quando ler, mantenha a cabeça quieta e baixe apenas os olhos. Isto para usar a parte da lente destinada a ver ao perto e não desviar os olhos dos óculos. Resista à tentação de deixar cair a cabeça para uma melhor adaptação a lentes progressivas.
  1. Outra preocupação a ter é com a distorção provocada na parte baixa dos óculos. Se tentar ver através desta parte dos óculos, tudo vai parecer nebulado e distorcido. Isto porque esta é uma área que normalmente não usamos. Quando vai olhar para algum objeto em baixo ou de lado, automaticamente vira a cabeça. Quando faz isso, olha através da área central das lentes. Irá notar a distorção na periferia, ao início, quando mover a cabeça de um lado para o outro, mas, após um curto período de tempo, essa sensação é ultrapassada.

Evite olhar para os pés quando sobre ou desce escadas

  1. Outra das preocupações mais comuns é a dificuldade de adaptação a lentes progressivas quando sobe ou desce escadas. Recorde que a área de leitura dos seus óculos é feita para focar a cerca de 45 centímetros. Se olhar através das lentes, o chão vai parecer desfocado. O segredo está em não olhar para os pés quando sobe ou desce escadas com as suas lentes progressivas. Se precisar de olhar para algum objeto, baixe a cabeça mais do que o comum, para ver com a parte superior das lentes.

É natural que faça todos estes ajustamentos e que a adaptação a lentes progressivas fique completa após alguns dias, nunca mais do que duas semanas. No entanto, se pensar nelas primeiro, a sua adaptação a lentes progressivas será muito mais rápida e confortável.

Para saber mais sobre a adaptação a lentes progressivas, visite-nos.

2017-02-08T12:21:42+00:00