Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
6 erros a evitar na utilização de lentes de contacto

6 erros a evitar na utilização de lentes de contacto

A grande maioria dos utilizadores de lentes de contacto não tem o real conhecimento das medidas de higiene necessárias para uma utilização saudável. Uma má utilização de lentes de contacto pode causar o risco de infeções, como a inflamação da córnea.

Para evitar a má utilização de lentes de contacto, deixamos aqui algumas dicas importantes, quer referentes ao seu uso diário, quer respeitantes à sua limpeza e higiene.

O que evitar na utilização de lentes de contacto?

  • Limpar as lentes com água

Muita gente não sabe que não pode lavar as lentes de contacto com água. A água pode alterar a forma das lentes ou fazer com que se colem ao olho, o que pode provocar riscos na córnea, dando acesso aos micróbios que provocam infeções. Deve também evitar usar lentes de contacto quando nada ou toma banho.

  • Misturar solução nova com antiga

Não é por acaso que as caixas das lentes de contacto foram feitas para colocar solução de limpeza, que deve ser mudada integralmente de tempos a tempos. Misturar ambas as soluções pode fazer com que o desinfetante perca a sua eficácia. Mude a solução diariamente.

  • Não limpar a caixa das lentes após cada utilização

Cada vez que usa as suas lentes de contacto deve limpar a caixa e mudar a solução. Caso não o faça, vai formar-se uma pequena camada no fundo, que pode provocar infeções oculares.

  • Usar as mesmas lentes de contacto por mais de um ano

Ser leal é algo positivo, mas no que toca a lentes de contacto é errado. Deve substituir as lentes de contacto a cada três meses, para evitar riscos de infeção.

  • Não lavar as mãos antes de mexer nas lentes

Esta é uma das maiores causas do aparecimento de bactérias e infeções devido ao uso de lentes de contacto. Deve lavar as mãos com água e sabão antes de tocar nas lentes ou nos olhos.

  • Deixar as lentes de contacto na mesma solução vários dias

Se usa óculos durante a semana e coloca as lentes de contacto apenas ao fim-de-semana, não deve deixar as lentes na mesma solução durante toda a semana. A solução deve ser substituída todos os dias, mesmo quando não usa as lentes diariamente.

Para saber mais sobre lentes de contacto, visite uma das nossas lojas.

Artigo anterior Sabia que o excesso de luz pode danificar a sua visão?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios