Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Astigmatismo: óculos ou lentes de contacto?

Astigmatismo: óculos ou lentes de contacto?

Para muita gente, os óculos são a melhor e a única forma de combater o astigmatismo. No entanto, há várias formas de combater este problema, nomeadamente o recurso a lentes de contacto. Mas, serão tão eficazes?

Porque temos astigmatismo?

O astigmatismo ocorre quando a córnea fica deformada, tipicamente com a forma oval, em vez da forma redonda que deve ter. Quase todos temos um pouco de astigmatismo, mesmo que não nos apercebamos disso. Em doses pequenas, é facilmente corrigível com o recurso a lentes oftálmicas. Seja sob a forma de óculos ou de lentes de contacto.

Geralmente, as lentes de contacto rígidas são melhores do que as macias para fazer face ao astigmatismo. No entanto, os novos modelos de lentes macias já permitem ser bastante eficazes também.

Quando o paciente tem uma grande dose deste problema ocular, é necessário recorrer à cirurgia ou a lentes de contacto internas.

A importância de consultar um especialista

Antes de tomar qualquer opção para combater o seu astigmatismo, aconselhe-se com um optometrista ou oftalmologista para saber qual a melhor opção para o seu caso concreto. Existem hoje tantos tipos de óculos e lentes de contacto, que pode não ser fácil escolher a melhor forma de combater este problema.

Por vezes, podem ser prescritas lentes provisórias, para tentar saber como cada paciente se dá com um determinado modelo de lentes de contacto ou de óculos. Caso o resultado seja positivo, o especialista depois passa-lhe a prescrição definitiva para que as possa adquirir na ótica da sua preferência.

Atualmente, dentro das próprias óticas, existem optometristas e outros especialistas na visão que podem aconselhar os clientes sobre que tipo de ajuda procurar. Bem como que tipo de óculos ou lentes de contacto escolher para o seu caso em concreto.

Para saber mais sobre astigmatismo, contacte-nos.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios