Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Banho ocular, gotas para olhos, líquidos para lentes e toalhitas

Banho ocular, gotas para olhos, líquidos para lentes e toalhitas

Existem muitos produtos oculares para o cuidado e manutenção do bem-estar dos olhos, mas nem sempre percebemos o que os diferencia e em que situação se devem aplicar.

Embora existam outras categorias vamos focarmo-nos nos dispositivos médicos oftalmológicos e deixar de parte os medicamentos, de que os antibióticos locais são exemplo.

Na gama de cuidados oculares podemos distinguir quatro categorias:  banho ocular, gotas para olhos, toalhitas e líquidos para lentes. Todas estas categorias têm uma indicação comum, embora alguns produtos possam ter outras adicionais, variando consoante as marcas.

 

//Banho ocular

O banho ocular reproduz as características das lágrimas do olho para regenerar, refrescar e limpar a superfície ocular. Este produto é composto por uma solução salina e por ácido hialurónico, apresentando um pH tolerável para o olho. Limpa e hidrata os olhos irritados num único passo.

Indicado em períodos de alergia estacional, para realizar lavagens oculares tantas vezes quantas forem necessárias e aliviar os sintomas relacionados com a presença de alergénios no olho.

// Gotas para olhos

As gotas para olhos ou lágrimas artificiais, através dos seus componentes, reduzem a evaporação das lagrimas. Hidratam e lubrificam os olhos, oferecendo um alívio imediato na sensação de olhos secos.

Estes produtos são especialmente importantes e apropriados para pessoas com olhos sensíveis e que frequentam locais com ar condicionado ou fumos.

As gotas para os olhos são um ótimo aliado na manutenção dos níveis apropriados de humidade das lentes de contacto e dos olhos, oferecendo um conforto e bem-estar quando as utiliza. Algumas podem ser uma grande ajuda na colocação e remoção das lentes de contacto.

A sua ação alivia os vários sintomas que causam mau estar, nomeadamente: ardor, sensação de olhos secos ou cansados, sensação de grãos nos olhos, ou olhos doridos.

 

// Toalhitas

Esta toalhitas proporcionam uma limpeza diária suave dos olhos, removendo os vestígios de maquilhagem, eliminar depósitos ou outros resíduos que possam causar irritação. São hipoalergénicas, não irritantes e oferecem um efeito calmante, ideal para olhos sensíveis.

 Oferecem na sua utilização um efeito relaxante, calmante e refrescante.

// Líquidos para lentes

O líquido para lentes tem como principal objetivo desinfetar e limpar as lentes de contacto, sendo, por isso, apropriado à prevenção de infeções e outras patologias que possam afetar a visão.

Estes líquidos permitem reter a humidade na superfície das suas lentes, ficando hidratadas ao longo de todo o dia, reduzindo o desconforto de utilização. Também ajudam a evitar que se criem depósitos de proteínas nas lentes de contacto moles.

Em suma, estes líquidos oferecem várias ações como: limpeza, desinfeção, eliminação de proteínas, conservação e hidratação.

 

Porque cada produto tem características diferentes é importante conhecer quais os produtos disponíveis no mercado, com o objetivo de perceber qual se adapta melhor ao seu caso em particular. Visite a gama de cuidados oculares disponível na Indústria dos Óculos.

Artigo anterior De que forma os pensos oculares se adaptaram às necessidades das crianças?
Artigo Seguinte Porquê usar lentes de contacto?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios