Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Características das lentes unifocais

Características das lentes unifocais

As lentes unifocais têm um único ponto de focagem, que é habitualmente estabelecido pela distância de visão de cada paciente. Em muitos casos, uma lente pode ter uma determinada distância de focagem e a outra ser focada para ver ao perto, no que se chama de «monovisão» e visa reduzir a necessidade de óculos de leitura.

Ao contrário das lentes unifocais, as lentes multifocais são consideradas «lentes premium» e são um pouco mais dispendiosas. Estas lentes dispõem de zonas de focagem ao perto e ao longe na mesma lente, para que ambos os olhos possam ver nitidamente a várias distâncias. Cada tipo de lentes tem vantagens e desvantagens e a sua utilização depende das necessidades de cada caso concreto. A opinião final deve ser do seu oftalmologista.

Lentes unifocais são ideais para tratar miopia e hipermetropia

Como é do senso comum, a cada pessoa corresponde um diferente tipo de visão e a cada tipo de visão uns óculos com as lentes adequadas. As lentes unifocais, como já referimos, dispõem de um único foco de visão, podendo ser regulado para ver ao perto ou ao longe.

Desta forma, as lentes unifocais reduzem dificuldades de visão bastante específicas, como a miopia ou a hipermetropia. Para os casos de miopia, as lentes unifocais mais adequadas são as lentes divergentes.

Após consultar o seu oftalmologista e fazer os exames necessários, ser-lhe-á prescrita uma receita com a gradação necessária, de acordo com as suas dificuldades visuais. Há alguns sintomas que podem indiciar que está a precisar de consultar um optometrista, nomeadamente a vista cansada ou dores de cabeça quando lê.

A cada visão e a cada pessoa corresponde um tipo de lente adequado

A hipermetropia é facilmente resolvida com recurso a lentes unifocais convergentes, que permitem que a imagem se forme exatamente sobre a retina.

Como também já foi referido, as lentes unifocais implicam que tenha dois pares de óculos, uns para ver ao perto e outros para ver ao longe. São mais baratas e destinam-se a um único fim. As lentes multifocais, por sua vez, permitem ver, tanto ao perto, como ao longe, com os mesmos óculos, o que pode facilitar muito a vida a quem sofre de presbiopia.

As lentes unifocais podem ser convergentes ou divergentes e corrigem tanto a miopia como a hipermetropia. Podem ainda ser usadas, quer em óculos, quer sob a forma de lentes de contacto ou ainda por via de implantes intraoculares.

Para saber mais sobre lentes unifocais, contacte-nos um visite uma das nossas lojas no Barreiro ou Montijo.

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios