Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Como escolher a melhor lente de contacto para mim?

Como escolher a melhor lente de contacto para mim?

A escolha de um tipo de lente de contacto terá de ter, obrigatoriamente, em conta o estilo de vida e as características de quem a vai usar. São uma opção confortável para a prática de exercício físico, não embaciam, não ficam molhadas nos dias de chuva, podem servir para dar um toque especial ao seu look (lentes de contacto coloridas) e proporcionam um maior campo de visão. Recorra ao aconselhamento de um oftalmologista que o poderá indicar, tendo em conta o seu estilo de vida, qual a melhor lente para si.

Para melhor perceber as indicações médicas vamos descrever quais os tipos de lente existentes. Podemos dividir as lentes por várias tipologias consoante o seu objetivo: corretivas, estéticas, corretivo-estéticas e terapêuticas (tratamentos após uma cirurgia), o tempo de utilização: lentes descartáveis, lentes reutilizáveis e lentes de uso prolongado e a sua constituição: as lentes de contato podem ser semirrígidas e rígidas.

As lentes corretivas são as lentes graduadas, que pretendem corrigir ou melhorar a falta de visão do seu utilizador, corrigindo algumas patologias geralmente refrativas, de que miopia, hipermetropia, astigmatismo, anisometropia, presbiopia e afaquia são exemplo. As lentes estéticas são as coloridas cujo único propósito é de melhorar o seu visual, mas essas lentes podem também ter graduação e serviram para corrigir patologias oculares.

Quanto ao tempo de utilização existem as lentes de contacto diárias descartáveis, as reutilizáveis e as de uso prolongado.

As lentes de contacto diárias descartáveis são de apenas uma utilização, como o nome indica, e devem ser descartadas no final do dia. Esta lente traz vantagens principalmente na facilidade de utilização porque são descartáveis e não exigem a manutenção e os cuidados de higiene de outras lentes.   

As lentes reutilizáveis são indicadas para uma utilização de alguns dias ou para algumas semanas, no entanto deve sempre retirá-las antes de se deitar. Para esta tipologia os cuidados de higiene e de manutenção já são mais exigentes. Deverá sempre limpá-las ao final do dia, removendo resíduos de maquilhagem ou suor e coloque-as num líquido desinfetante, para que as possa usar no dia seguinte. Não deve ultrapassar o tempo indicado de uso.  

As lentes de contacto de uso prolongado têm um período de utilização de 30 dias seguidos. É importante voltar a sublinhar, quanto mais tempo de utilização maiores e mais exigentes devem ser os cuidos de higiene, de modo a evitar infeções. Não é aconselhado dormir com as lentes de contacto e não pode ultrapassar o tempo de utilização indicado. 

Se falarmos sobre a constituição da lente podemos identificar dois tipos: as rígidas e as semirrígidas. Atualmente as lentes rígidas, apesar do nome, não são tão desconfortáveis. Agora têm uma consistência mais flexível e são compostas por material gás permeável que permite que o oxigénio ultrapasse a lente e chegue à córnea para possibilitar a sua nutrição. Estas lentes permitem a correção da maioria dos problemas de visão e são excelentes para os graus mais altos de astigmatismo. Estas lentes são também mais duráveis, mais fácil de limpar e acarretam menor risco de infeção ou úlceras na córnea. Conseguimos identificar uma desvantagem: o período de adaptação pode ser mais longo. 

A principal característica das lentes semirrígidas é a hidratação, porque são feitas de hidrogel que permite e facilita a passagem de oxigénio, nutrindo a córnea. O seu material com uma percentagem elevada de água torna a lente muito confortável e discreta, dificilmente são visíveis quando colocadas no olho. A característica que lhe confere muito conforto, é também aquela que traz a sua maior desvantagem. A elevada quantidade de água presente na lente é o ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos, o que significa que os cuidados de higienização devem ser redobrados para eliminar proteínas e muco que são depositados naturalmente na superfície da lente. Estas são as lentes ideais para quem procura conforto, mas se não tiver o tempo disponível para garantir as higienizações necessárias deve optar por descartáveis diárias.

Agora que tem conhecimento sobre os diferentes tipos de lente de contato é mais simples, com a ajuda do seu oftalmologista, escolher o tipo de lente que mais se adequa ao seu problema de visão e estilo de vida.

A Industria dos Óculos está à sua disposição para lhe responder a qualquer duvida adicional que tenha, não hesite em utilizar o chat na nossa homepage

Artigo anterior Kit de viagem para os seus olhos
Artigo Seguinte Lentes de contacto na praia, cuidados a ter

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios