Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Como funciona o serviço de optometria infantil?

Como funciona o serviço de optometria infantil?

A deteção precoce de algumas anomalias visuais é crucial para prevenir futuros problemas de aprendizagem nas crianças. Daí a importância de recorrer periodicamente a um serviço de optometria infantil. Muito problemas infantis devem ser tratados durante a infância, por isso é importante levar as crianças periodicamente a um serviço de optometria infantil, sobretudo antes de cada ano letivo.

A primeira consulta completa de optometria infantil deve ter lugar a partir dos 3 anos de idade, sendo que, a partir dos 6, deve ser efetuado um exame ocular completo. Este exame é muito importante, uma vez que mais de 80 por cento do que a criança apreende é através dos olhos.

Porque são tão importantes as consultas de optometria infantil?

Quando é detetada alguma anomalia, o optometrista explicará com detalhe em que consiste e o que é necessário fazer para a tratar: recorrer a lentes de contacto, óculos ou tratamento visual específico. O exame visual de uma criança requer mais atenção do que o de um adulto.

Importa recordar que mais de 80 por cento dos casos de insucesso escolar são devido a problemas visuais. Mas, é desde tenra idade que os exames visuais devem ser feitos. Deixamos abaixo indicações do tipo de exames de optometria infantil que devem ser efetuados desde o nascimento.

Etapas de desenvolvimento visual das crianças

  • Entre os 3 meses de vida e o ano de idade, a criança começa a pegar em objetos, aos quais prestará atenção durante muito poucos minutos. Vai começar a rastejar e a gatinhar, o que permitirá a utilização dos olhos de forma coordenada.
  • A partir dos 6 meses, os olhos começam a trabalhar em conjunto e começam a observar simultaneamente o mesmo objeto.
  • Entre 1 e 3 anos, a criança mantém um equilíbrio mais preciso entre o lado direito e o esquerdo. O padrão lateral também é consolidado.
  • Entre os 3 e os 6 anos, desenvolve-se totalmente a visão. A perceção do espaço visual orientado, o esquema corporal, e a lateralidade e a direção têm uma mesma base. Esta fase permite o início da escrita e da leitura.
  • Aos 6 anos, a acuidade visual vai-se aproximando rapidamente dos 100 por cento. A coordenação motora entre os dois olhos atinge o seu máximo e a perceção do espaço a 3 dimensões desenvolve-se na sua plenitude. A criança está preparada para enfrentar as exigências escolares.
  • Entre os 6 e os 12 anos, o sistema visual amadurece, sendo que a eficácia da visão fica totalmente consolidada, o que estará diretamente ligado com o rendimento escolar.

Para saber mais ou agendar uma consulta de optometria infantil, contacte-nos.

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios