Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Como funciona o teste de visão?

Como funciona o teste de visão?

Existem vários tipos de testes de visão. Sendo que o mais popular é a tabela com letras ou imagens de vários tamanhos. No entanto, nalguns casos não é possível recorrer a esse teste de visão e a solução passa por outras opções.

Quanto o teste de visão é feito em crianças que ainda não sabem ler e não conhecem o alfabeto, recorre-se habitualmente ao cartão do «E» invertido, em que esta letra aparece em várias posições e o paciente tem de responder acertadamente. Este teste de visão também é utilizado com analfabetos.

Como usar o teste de visão do «E» invertido?

A tabela do «E» invertido tem a mesma escala das chamadas tabelas de Snellen – as mais utilizadas. Embora todos os caracteres e letras sejam substituídos pelo «E», que se encontra em posições diferentes. Durante este teste de visão, o optometrista ou oftalmologista pede aos pacientes que indiquem com os dedos qual a posição para a qual o «E» se encontra orientado.

De acordo com estudos oficiais, este teste de visão funciona tão bem como as tabelas de Snellen.

Quando o objetivo é avaliar a visão de perto, o especialista pode recorrer a um teste de visão diferente. Trata-se de um pequeno cartão chamado Jaeger. Este cartão é composto por pequenos blocos de texto escritos em vários tamanhos de fontes.

Este teste de visão pode se usado de duas formas diferentes, dependendo do que se pretenda medir. No primeiro caso, o cartão é colocado a uma distância específica e o paciente tem de ler o que lá está escrito. No segundo, o cartão é movimentado para trás e para a frente até que o leitor consiga ler um determinado tamanho de letra.

A importância de fazer um exame visual completo

Estas tabelas e cartões só medem, no entanto, a acuidade visual, ajudando o optometrista a perceber se há necessidade de óculos ou lentes de contato. No entanto, não conseguem medir a visão periférica, a perceção de profundidade, de cor ou de contraste.

Também não conseguem medir a tensão ocular, saber se tem ou não glaucoma ou se os seus olhos estão secos e as retinas em bom estado.

Por tudo isso, este teste de visão é apenas um componente de um exame de visão mais completo. Deve fazê-lo anualmente ou, no máximo, de dois em dois anos.

Para saber mais ou marcar um teste de visão, contacte um dos nossos assistentes.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios