
Como funcionam as Lentes Progressivas?
As lentes progressivas são constituídas por três zonas: a de visão ao longe, a de visão ao perto e a zona intermédia, que vai, progressivamente, oscilando entre as duas. A grande vantagem destas lentes é eliminar a necessidade de mudar de óculos, como acontecia até há alguns anos, em que havia os óculos para ver ao longe e os óculos de leitura, isto é, para ver ao perto.
Além disso, as lentes progressivas disponibilizam uma visão panorâmica dos olhos, o que é muito importante em termos de design e de aparência. Atualmente, todos os tipos de óculos podem ser equipados com este tipo de lentes, incluindo os óculos desportivos, nomeadamente os de golfe.
Quais as lentes progressivas mais adequadas a cada caso?
Este tipo de lentes são especialmente indicadas em vários casos:
- Em casos de presbiopia
- A partir dos 40 ou 45 anos
- Para quem pretende ter apenas um par de óculos
- Para quem pretende maior conforto visual
O que é a presbiopia e quais os seus efeitos?
Devido ao envelhecimento, os músculos dos olhos começam a perder elasticidade e deixam de ser ajustáveis na perfeição a diferentes distâncias. A isso chama-se presbiopia. Estes sintomas notam-se particularmente ao nível da leitura e fazia, até há pouco tempo, com que muitas pessoas tivessem de trocar de óculos sempre que pretendiam ler.
As lentes progressivas são ideais para estes casos, aumentando a comodidade e o conforto visual dos utilizadores.
Tipicamente, há um tempo de adaptação às lentes progressivas, que pode variar entre algumas horas ou uns poucos dias. Quanto mais cedo começar a utilizar as lentes progressivas, mais rápida será a adaptação aos olhos.
Isto porque os olhos recebem várias imagens ao mesmo tempo, o que faz com que os olhos tenham de se habituar à sua nova condição. Uma vez treinada a visão, os olhos voltam a conseguir focar-se na distância pretendida.
Normalmente, o tempo de adaptação às lentes progressivas é relativamente curto, permitindo usufruir da visão a 100 por cento, o mais rapidamente possível. O resultado final é uma visão nítida a qualquer distância.
Deixe um comentário