Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Como ter uma fácil adaptação a lentes progressivas?

Como ter uma fácil adaptação a lentes progressivas?

O tema pode ser recorrente neste blog, mas a verdade é que toda a informação é pouca em relação a esta situação. Isto porque a adaptação a lentes progressivas é algo que preocupa muita gente. Como tal, deixamos aqui alguns conselhos e situações que podem ocorrer durante o período de adaptação a lentes progressivas.

Como funciona o período de adaptação a lentes progressivas?

Acabou de comprar um novo par de lentes progressivas. Está de parabéns, fez uma boa escolha. Mas, como serão os próximos dias? O que pode acontecer no período de adaptação a lentes progressivas?

Em vez de usar vários pares de óculos com diferentes tipos de lentes – bifocais ou trifocais – as lentes progressivas proporcionam uma visão mais suave e similar à proporcionada por várias forças, que possibilitam ver bem a várias distâncias diferentes.

Isso é possível devido à existência de um corredor, que corre verticalmente em relação ao eixo da lente. Para que tudo fique devidamente instalado, o optometrista tira todas as medidas, assegurando que o corredor está no sítio certo para que os seus olhos possam aceder naturalmente às várias forças da lente.

Só assim é possível ver claramente ao perto e ao longe, bem como nas zonas intermédias. Inicialmente, a sua visão pode parecer um pouco ondulante na parte periférica, sobretudo quando movimenta a cabeça de um lado para o outro, mas, depois de algum tempo de adaptação a lentes progressivas, deixará de notar esse efeito.

Conselhos para melhor adaptação a lentes progressivas

Há vários sintomas que são naturais e que diminuirão com o tempo, à medida que decorre a sua adaptação a lentes progressivas. No entanto, deixamos aqui algumas dicas que podem ser bastante úteis durante esse período:

  • Deve usar as lentes diariamente desde o início. Evite alternar entre os óculos antigos e os novos.
  • Se tiver alguma nebulosidade periférica, faça pequenos movimentos para olhar mais diretamente para os objetos.
  • Pode ter de movimentar um objeto para perto ou para longe dos seus olhos para o ver claramente na área de leitura dos óculos.
  • Tenha cuidado quando conduz. Não use os novos óculos se ainda não está confiante no período de adaptação a lentes progressivas.

Para saber mais sobre a adaptação a lentes progressivas, visite-nos.

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios