Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Conhece o nome que se dá à inflamação da margem das pálpebras? Blefarite

Conhece o nome que se dá à inflamação da margem das pálpebras? Blefarite

Se sente irritabilidade nos olhos, picadas, ardor na margem da pálpebra ou tem o olho vermelho deve dirigir-se ao seu oftalmologista porque pode ter blefarite.

Blefarite designa a inflamação da margem das pálpebras possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras.

Sabia que esta infeção afeta até 30% da população?

Apesar de em muitos casos ser misto, a blefarite pode ser anterior e afetar a zona onde nascem as pestanas ou posterior e afetar o interior das pálpebras. A segunda está associada a uma disfunção das glândulas de Meibomius.

Existem três causas para esta doença surgir. As infeções bacterianas das pálpebras, assim como algumas infeções virais, de que o herpes é exemplo, como as reações alérgicas.

Algumas doenças cutâneas (dermatite seborreica, rosácea e dermatite atópica) que por norma afetam o rosto e as pálpebras podem também ser responsáveis pelo surgimento de uma inflamação, levando consequentemente à blefarite.

A blefarite pode causar sintomas variáveis, podendo ser leves e pontuais ou graves e persistentes. Os principais sintomas são:

// Sensação de areia no olho,

// Comichão e ardor,

// Margem das pálpebras ficam vermelhas,

// Lacrimejar,

// Sensibilidade à luz,

// Formação de crostas na margem da pálpebra.

O diagnóstico é bastante simples e é feito a partir da observação do oftalmologista, que examina os sintomas e o aspeto das pálpebras. Em algumas ocasiões retira-se uma amostra do material presente nas margens das pálpebras para testar qual a bactéria que provocou a infeção e escolher o antibiótico adequado.

O tratamento da blefarite vai sempre ter em conta a sua causa. Para a blefarite causada por uma infeção bacteriana o oftalmologista irá prescrever uma pomada ou colírio com antibiótico. Se a origem for viral, o tratamento é feito com comprimidos antivirais.

Para aliviar os sintomas, como a comichão e irritabilidade, pode utilizar as lágrimas artificiais usadas durante o dia, assim como, as toalhitas oftalmológicas que ajudam na limpeza das crostas e escamas.

Por isso, sugerimos que conheças as toalhitas e lágrimas artificiais da Biotrue do laboratório Bausch & Lomb:

// Lágrimas Artificiais Biotrue Eye Drop

As Lágrimas Artificiais Biotrue Eye Drop foram desenvolvidas para anular ou minimizar os sintomas dos olhos secos ou irritados. Porque são compostas por uma elevada concentração de ácido hialurónico, o olho mantém-se hidratados por mais tempo. Estas lágrimas artificiais são especialmente apropriadas a pessoas com olhos sensíveis, ou que frequentam locais com ar condicionado ou fumos.

São um ótimo aliado na manutenção dos níveis apropriados de humidade do contacto das lentes com os olhos.

// Toalhitas para os olhos Biotrue

Estas toalhitas oftalmológicas são produzidas através de uma solução fisiológica estéril, oferecem na sua utilização um efeito relaxante, calmante e refrescante. Não contêm conservantes nem detergentes. A utilização das toalhitas Biotrue eliminam as bactérias diminuindo a probabilidade de infeções ou irritações.

Instruções de utilização: Antes de utilizar as uma toalhita verifique a integridade da saqueta. Não a utilize em caso de dano ou se estiver aberta. Lembre-se sempre de lavar as mãos antes de fazer qualquer tipo de tratamento aos seus olhos. Feche o olho e limpes desde o canto nasal do olho para fora, por cima das pestanas. Descarte a toalhita imediatamente após a sua utilização. 

Artigo anterior Olho seco e a pandemia
Artigo Seguinte Benefícios da compra de lentes de contacto online

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios