Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Deve comprar óculos de desporto para o seu filho?

Deve comprar óculos de desporto para o seu filho?

Nos dias de hoje, a maioria dos pais, treinadores e professores já compreenderam que é muito importante as crianças usarem óculos de desporto na prática desportiva. O uso destes óculos elimina quase na totalidade ou reduz substancialmente o risco de danos nos olhos. O desempenho dos praticantes é melhorado, dado conseguirem ver corretamente.

Em vários países europeus, muitos clubes já não permitem a prática desportiva a quem não veja corretamente. Deverão usar óculos de desporto para a prática. Quanto aos jovens atletas, por vezes, poderá até haver alguma resistência, dadas as alterações no aspeto que os óculos de desporto provocam, mas o exemplo dos profissionais pode dar uma ajuda neste aspeto.

Hoje, muitas das grandes «estrelas» do desporto mundial utilizam óculos de desporto, constituindo um bom exemplo para as crianças e eliminando o obstáculo do aspeto visual.

Perigos da não utilização de óculos de desporto

Mais de 40 mil lesões oculares ocorrem todos os anos, nos EUA, fruto de incidentes em eventos desportivos. Desportos como o ténis, o badminton e outros, embora pareçam relativamente inofensivos, envolvem a deslocação de elementos a mais de 75 quilómetros por hora. Além disso, uma raquete pode escapar e ir de encontro aos olhos de um dos praticantes.

Mas, as lesões oculares não são apenas provocadas por objetos voadores. Muitas das lesões são originadas por toques involuntários com dedos, cotovelos ou braços, dados involuntariamente durante os jogos. O basquetebol é um dos desportos com maior nível de lesões oculares, por exemplo.

Óculos de desporto melhoram performance desportiva dos atletas

Além de ajudar a proteger contra este tipo de lesões, os óculos de desporto melhoram a performance desportiva. Dispor de uma visão precisa é um dos fatores chave para o sucesso no desporto. Os óculos graduados e óculos de sol não proporcionam a proteção adequada a quem pratica desporto, nomeadamente os mais novos.

Este tipo de óculos foram concebidos especificamente para a prática desportiva, alguns mesmo até para caber em capacetes. As lentes dos óculos de desporto são feitas, normalmente, de policarbonato, dado tratar-se de um material muito resistente ao impacto. Além disso, estas lentes dispõem também de proteção UV e cobertura anti-risco, propriedades ideais para a prática desportiva.

As armações têm também um papel bastante importante. As armações dos óculos de desporto são, por norma, constituídas por policarbonato ou por plástico resistente ao choque e revestidas por borracha, nomeadamente nos locais mais próximos da cabeça ou do nariz.

Para saber mais sobre óculos de desporto, contacte um dos nossos assistentes.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios