Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Higiene ocular

Higiene ocular

Os olhos são, por si só, órgãos limpos que já têm um sistema de proteção, mas nem por isso devemos descuidar a higiene regular. À semelhança com o resto do nosso corpo, os olhos são influenciados por fatores externos como: poluição, excesso de sol, tabaco, entre outros, havendo, por isso, a necessidade de controlar e mitigar as consequências desses fatores.

Se uma das primeiras coisas que faz quando se levanta da cama é lavar o rosto, está no caminho certo, embora não seja o suficiente.  É importante fazer uma cuidada lavagem dos olhos, incluindo pálpebras e pestanas. Esta higiene ocular diária é tão importante quanto lavar os dentes regularmente. Esta ação vai ajudar a prevenir, tratar ou diminuir a intensidade de algumas doenças relacionadas com este órgão, como as alergias oculares, as blefarites, as conjuntivites ou olho seco.

Leia a baixo os cinco pontos a ter em conta:

  1. Antes de levar as mãos aos olhos, lave-as. Água e sabonete são suficientes para garantir umas mãos perfeitamente limpas. Entre as lavagens, nunca esfregue os olhos com as mãos, de forma a prevenir as infeções oculares.
  2. Ao lavar os olhos opte pela água corrente para toda a superfície dos olhos, incluindo pestanas, sobrancelhas e pálpebras. Se preferir, pode associar soluções de higiene específicas para essa região.
  3. Use óculos escuros na rua, já que estes funcionam como barreiras contra o vento, pós e sol, que as pálpebras e as pestanas não conseguem combater. Opte por lentes com proteção adequada.
  4. Aumente a lubrificação. Durante o verão, o tempo está mais seco, pelo que a utilização de gotas pode ajudar a lubrificar os olhos. Ar condicionado e exposição prolongada aos dispositivos digitais também podem ser especialmente prejudiciais.
Remova a maquilhagem: este hábito de lavar a cara completamente antes de dormir deve ser incentivado, sendo benéfico não só para os olhos como também para a saúde da pele da face.
Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios