(Custo de chamada
para rede fixa nacional)

Lentes de contacto de cor | identifica-se?
O Verão é o cenário ideal para experimentarmos uma mudança de visual. As lentes de contatos de cor podem ajudar-nos nessa mudança, que pode ser drástica ou apenas sublinhar alguma caraterística que mais gostemos. As várias tipologias de lentes de contato de cor abrem-nos um mar de possibilidades, vamos saber mais sobre elas.
Existem lentes de contato de cor totalmente estéticas, ou as que também são graduadas, conferindo-lhe estilo enquanto corrigem o seu problema de visão. Podemos também segmentar as lentes de contato em três tipos: efeito natural, cor opaca e efeitos especiais. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é essencial que defina qual o efeito que pretende obter com a utilização de lentes de contacto coloridas.
Vamos conhecer os diferentes tipos de lentes com base nos efeitos de cor pretendidos:
- Efeito natural: estas lentes têm como principal objetivo destacar a cor original dos olhos, ou seja, se pretende renovar drasticamente a sua aparência esta não é a melhor opção para si. Estas lentes torna os olhos mais claros ou mais escuros, intensificando a sua cor natural.
- Opacas: estas lentes são ideais para quem pretende alterar completamente a cor original dos seus olhos
- Efeitos especiais: se o objetivo é destacar-se com um toque fora do normal ao seu estilo, estas são as lentes para si. Pode apostar em diferentes efeitos: olhos vermelhos, de gato, entre outros. Este elemento pode tornar algumas festividades particularmente interessantes, como o Dia das Bruxas ou outras festas temáticas. Se é audaz, irreverente, as lentes coloridas com efeitos especiais serão a “cereja no topo do bolo” do seu visual.
Agora que conhece os tipos de lentes coloridas que tem à sua disposição, faça uma escolha assertiva considerando o seu objetivo. Mesmo que escolha lentes de contacto de cor apenas para o efeito estético, ou seja sem graduação, deverá consultar a opinião de um especialista, um oftalmologista. Este poderá aconselhá-lo o tipo de lentes mais adequados, assim como dar-lhe as indicações necessárias para a manutenção correta.
Poderá imaginar que a utilização de lentes de contacto, de cor ou não, pressupõe cuidados de higienização para evitar alergias e possíveis infeções. A não ser que opte por lentes diárias, ou seja, que sejam descartáveis ao final do dia, não terá de se preocupar com os cuidados de manutenção e de limpeza.
Para todas as outras lentes, quinzenais e mensais, estes são os cuidados que deverá ter:
- Esfregue as lentes de contacto com as pontas dos dedos utilizando uma solução nova durante 5 a 20 segundos. Não use água porque esta poderá conter agentes patogénicos e bactérias que causam infeções. Enxague bem com uma nova solução outra vez. Investigadores descobriram que “esfregar e enxaguar” continua a ser a melhor forma de manter as lentes de contacto sem micro-organismos.
- Mantenha o estojo das suas lentes de contacto limpo.
- Nunca partilhe lentes de contacto.
- Cumpra o programa de uso recomendado, ou seja, não exceda o tempo de utilização recomendado.
Neste verão seja audaz e mude o seu visual, faça experiências, mas sempre com a ajuda do seu oftalmologista, para tomar decisões que não comprometam a sua saúde visual.
Deixe um comentário