Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Lentes de contacto de cor | identifica-se?

Lentes de contacto de cor | identifica-se?

O Verão é o cenário ideal para experimentarmos uma mudança de visual. As lentes de contatos de cor podem ajudar-nos nessa mudança, que pode ser drástica ou apenas sublinhar alguma caraterística que mais gostemos. As várias tipologias de lentes de contato de cor abrem-nos um mar de possibilidades, vamos saber mais sobre elas.   

Existem lentes de contato de cor totalmente estéticas, ou as que também são graduadas, conferindo-lhe estilo enquanto corrigem o seu problema de visão. Podemos também segmentar as lentes de contato em três tipos: efeito natural, cor opaca e efeitos especiais. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é essencial que defina qual o efeito que pretende obter com a utilização de lentes de contacto coloridas.

Vamos conhecer os diferentes tipos de lentes com base nos efeitos de cor pretendidos:

  1. Efeito natural: estas lentes têm como principal objetivo destacar a cor original dos olhos, ou seja, se pretende renovar drasticamente a sua aparência esta não é a melhor opção para si. Estas lentes torna os olhos mais claros ou mais escuros, intensificando a sua cor natural.

 

  1. Opacas: estas lentes são ideais para quem pretende alterar completamente a cor original dos seus olhos

 

  1. Efeitos especiais: se o objetivo é destacar-se com um toque fora do normal ao seu estilo, estas são as lentes para si. Pode apostar em diferentes efeitos: olhos vermelhos, de gato, entre outros. Este elemento pode tornar algumas festividades particularmente interessantes, como o Dia das Bruxas ou outras festas temáticas. Se é audaz, irreverente, as lentes coloridas com efeitos especiais serão a “cereja no topo do bolo” do seu visual.

 

Agora que conhece os tipos de lentes coloridas que tem à sua disposição, faça uma escolha assertiva considerando o seu objetivo. Mesmo que escolha lentes de contacto de cor apenas para o efeito estético, ou seja sem graduação, deverá consultar a opinião de um especialista, um oftalmologista. Este poderá aconselhá-lo o tipo de lentes mais adequados, assim como dar-lhe as indicações necessárias para a manutenção correta.

Poderá imaginar que a utilização de lentes de contacto, de cor ou não, pressupõe cuidados de higienização para evitar alergias e possíveis infeções. A não ser que opte por lentes diárias, ou seja, que sejam descartáveis ao final do dia, não terá de se preocupar com os cuidados de manutenção e de limpeza.

Para todas as outras lentes, quinzenais e mensais, estes são os cuidados que deverá ter:

  1. Esfregue as lentes de contacto com as pontas dos dedos utilizando uma solução nova durante 5 a 20 segundos. Não use água porque esta poderá conter agentes patogénicos e bactérias que causam infeções. Enxague bem com uma nova solução outra vez. Investigadores descobriram que “esfregar e enxaguar” continua a ser a melhor forma de manter as lentes de contacto sem micro-organismos.
  2. Mantenha o estojo das suas lentes de contacto limpo.
  3. Nunca partilhe lentes de contacto.
  4. Cumpra o programa de uso recomendado, ou seja, não exceda o tempo de utilização recomendado.

Neste verão seja audaz e mude o seu visual, faça experiências, mas sempre com a ajuda do seu oftalmologista, para tomar decisões que não comprometam a sua saúde visual.  

Artigo Seguinte A importância de um diagnóstico precoce

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios