Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Lentes de contacto na praia, cuidados a ter

Lentes de contacto na praia, cuidados a ter

Nem sempre utilizar óculos na praia é confortável, por isso, são muitas as pessoas que escolhem durante o período do verão comprar lentes de contacto. Apesar do tempo ser de descontração é fundamental ser rígido na manutenção das suas lentes com o objetivo de evitar infeções nos olhos mais ou menos graves.

Neste sentido reunimos uma lista de boas práticas que o ajudarão a manter o bem-estar das suas lentes e garantir a sua saúde ocular.

O seu grande foco durante o Verão deve ser evitar a água, seja água da piscina, da praia ou banho, com o objetivo de evitar possíveis infeções. As lentes de contacto quando tocam em água podem mudar o seu formato, inchando ou fazendo com que esta se cole ao mais olho.. Estas alterações à lente podem causar danos ao olho.  Por isto, devemos evitar utilizar as lentes de contato sempre que formos a banhos, assim como, lavar bem as mãos e secá-las sempre que for manusear as lentes. Lembre-se também de lavar a cara, principalmente a zona dos olhos, depois de ter dado um mergulho no mar ou na piscina, evitando que impurezas vão para os seus olhos quando voltar a colocar as lentes.

 Outro cuidado a ter é lavar as lentes depois de cada utilização, principalmente se tiver lentes mensais. É importante que utilize uma solução própria, para lhes retirar os resíduos do uso e vestígios de maquilhagem que possam lá ter ficado. A melhor forma de o fazer é retirar as lentes, à vez, colocando-as na palma da mão com uma quantidade significativa de líquido e esfregar a lente em movimentos circulares com o dedo indicador.

Pode até optar por utilizar lentes de contacto diárias, em vez das mensais. Porque se deitam fora depois da sua utilização acabam por necessitar de muito menos manutenção, são por isso ideais para quem está de férias.

Nesta altura do ano é essencial utilizar óculos de sol. Apesar da maioria das lentes de contato serem muito hidratantes e proporcionarem proteção contra os raios UVA e UVB, essa proteção não é suficiente na praia, onde a exposição a esses raios solares é maior, sendo imprescindível o uso de óculos de sol. 

Use sempre óculos de sol para proteger os seus olhos do sol, assim como, da areia e poerias. Os vestígios de areia e pó podem entrar nos olhos e causar desconforto. Quando acontecer deverá tirar as lentes de contato seguindo a preceito as indicações a cima e lavá-las com a solução de limpeza adequada e colocar novamente.

A preocupação com uma alimentação saudável deve existir ao longo de todo o ano, mas no verão o foco deve ser para manter níveis de hidratação, bebendo água com frequência. Desta forma conseguimos manter os olhos sempre hidratados e lubrificados, evitando o atrito entre a pálpebra e a córnea. Inclua cenouras, ovos e verduras nas suas refeições durante o verão, porque são alimentos ricos em vitaminas A e C, pois são importante para a saúde ocular.

Se tiver alguma dúvida sobre este tema poderá falar connosco através do chat da Indústria dos Óculos.

Artigo anterior Como escolher a melhor lente de contacto para mim?
Artigo Seguinte Lentes de contacto de cor | identifica-se?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios