Nem todos possuem uma visão 100% saudável, o que é imprescindível para a prática desportiva. Reside, no entanto, a dúvida, se será melhor optar por lentes de contacto ou óculos. Não restam, apesar disso, dúvidas de que as lentes para desporto são um investimento que compensa.

A escolha é muito pessoal e deve ser feita com a ajuda do seu optometrista, mas deixamos aqui algumas dicas para que possa começar já a pensar nisso.

Lentes para desporto: vantagens e desvantagens das lentes de contacto

Algumas das maiores vantagens destas lentes para desporto são evidentes: não embaciam, permitem manter a visão periférica e não escorregam com o suor. Para alguns desportos, as lentes de contacto são uma alternativa mais segura, uma vez que os óculos são mais propensos a provocar lesões provocadas por choques ou outros acidentes.

Usar lentes de contacto permite igualmente utilizar óculos para desportos aquáticos, como natação ou polo.

Uma das eventuais desvantagens do uso de lentes de contacto é o facto de poderem cair durante uma prova. No entanto, se a lente for bem prescrita, não é provável que caia e, mesmo que isso aconteça, pode ser facilmente substituída.

Se está a pensar em comprar lentes de contacto para crianças ou jovens, é importante considerar se têm a maturidade suficiente para as utilizar.

Benefícios de utilizar óculos

Nem todos podem ou querem utilizar lentes para desporto na forma de lentes de contacto. Algumas lesões tornam as lentes de contacto inapropriadas e outros pacientes simplesmente não se adaptam ao processo desse tipo de lentes para desporto. No entanto, as lentes para desporto dos óculos desportivos são igualmente eficazes.

Hoje em dia, quase todos os tipos de óculos podem ser adquiridos com lentes graduadas, incluindo óculos de mergulho, óculos de esqui, óculos de sol ou óculos de proteção. Estes óculos desportivos aliam a flexibilidade ao estilo, com a facilidade de serem mais fáceis de colocar e de remover.

Uma das eventuais desvantagens dos óculos desportivos é poderem partir-se com a atividade física ou cair ao chão acidentalmente. Por isso, deve optar sempre por óculos resistentes. Por outro lado, os óculos reduzem a visão periférica, o que pode afetar o desempenho durante a prática desportiva.

Para saber mais sobre lentes para desporto, contacte um dos nossos assistentes no Barreiro ou Montijo!