A miopia é um erro refrativo que provoca grandes dificuldades de focagem. Quem sofre desta doença ocular consegue ver objetos ao perto de forma límpida. No entanto a visão à distância é muito afetada. Se uma criança não conseguir focar o quadro da escola a partir do lugar onde está sentada, é bastante provável que possa sofrer de miopia.

Existem diversos graus deste problema ocular, do mais baixo ao extremo. Quanto mais míope alguém é, mais nublada é a visão ao longe, embora continue a conseguir ver bem ao perto. Isto significa que o ângulo de visão nítida fica situado muito mais perto dos olhos do que quando não tem problemas de visão.

A miopia é muito comum?

Quase 40% da população sofre de miopia ou vai desenvolver esta condição nalgum momento da sua vida. Normalmente, a miopia começa a desenvolver-se entre os 8 e os 12 anos de idade. Embora possa começar também à nascença ou apenas aos 80 anos. Depende de pessoa para pessoa.

No entanto, a miopia não é uma doença, porque a maioria dos pacientes com esta condição tem os olhos perfeitamente saudáveis. Muitos míopes conseguem ver perfeitamente ao perto sem óculos, inclusive.

Sintomas

O único sintoma desta doença ocular é a visão nublada à distância. Os olhos cansados ou as dores de cabeça, o ardor na vista e a tolerância limitada à leitura podem, ocasionalmente, acompanhar a miopia, mas não são sintomas desta condição. Quando as crianças pequenas se sentam muito perto da televisão ou aproximam os objetos dos olhos, pode significar que sofrem de miopia.

A visão apurada depende da forma como os raios de luz são focados na retina, bem por trás do olho, tal como acontece numa câmara fotográfica. Quando os raios de luz não são focados na retina, a visão fica nublada. A miopia é apenas um destes erros refrativos. Sendo que, nesta condição os raios de luz dos objetos distantes focam-se à frente da retina, em vez de atrás do olho. A miopia é como uma câmara que apenas foca objetos ao perto.

Para saber mais sobre miopia, visite-nos.