Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
O que é e para que serve a ortoqueratologia?

O que é e para que serve a ortoqueratologia?

Trata-se de uma técnica para reduzir a miopia que dispensa a cirurgia. A ortoqueratologia permite, dessa forma, melhorar a qualidade de vida de quem sofre de miopia, possibilitando dispensar os óculos ou lentes de contato que habitualmente utilizam para corrigirem o seu problema ocular.

A ortoqueratologia passa pela utilização de lentes de contato especiais – também denominadas moldes corneais – que reduzem a miopia através de um processo de aplanação da córnea. Tecnicamente, os moldes corneais vão pressionar a córnea, reduzindo o seu poder refrativo.

Como funciona o tratamento através da ortoqueratologia?

Isto significa que, quando esta aplanação é feita na medida certa, é possível eliminar a miopia, através da indução ao globo ocular da sua correta focagem de imagem. Dado ser efetuada durante o sono, está garantida a manutenção da qualidade da visão, com toda a segurança e conforto.

O mais impressionante relativamente à ortoqueratologia é que muitos dos pacientes que sofrem de miopia conseguem recuperar a sua visão a 100% com apenas algumas horas de tratamento. Em grande parte dos casos, bastam poucas semanas para a recuperação ser total. Normalmente, a ortoqueratologia implica visitas frequentes para acompanhamento e avaliação da situação e, nomeadamente, ver se é necessário substituir as lentes.

Quais as vantagens da ortoqueratologia?

Quando se atinge o resultado esperado, o passo seguinte é aplicar as lentes definitivas, para evitar eventuais futuras regressões da miopia. Quanto mais noites de utilização das lentes especiais, menor a necessidade da sua utilização. Isso significa que, estas lentes de retenção poderão ter de ser utilizadas apenas algumas noites por semana.

De referir que a ortoqueratologia está especialmente indicada para quem pretenda prescindir da sua correção ótica habitual e não pretenda ou não tenha possibilidade de se submeter a uma cirurgia. Isto quando não há doença ocular e para o máximo de 5 dioptrias de miopia.

Para saber mais sobre a ortoqueratologia, contate-nos.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios