Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
O que é e porque surge o estrabismo?

O que é e porque surge o estrabismo?

O estrabismo é uma anomalia nos olhos que impede o alinhamento e a coordenação entre ambos. Uma pessoa estrábica olha com um dos olhos para o objeto, enquanto o outro está direcionado para outro local, no que habitualmente se designa por olhos trocados. O estrabismo pode ser constante ou intermitente, sendo que a falta de alinhamento pode afetar apenas um dos olhos ou ambos. 

Para evitar a visão dupla, o cérebro ignora a visão proveniente do olho desalinhado, o que normalmente provoca ambliopia nesse olho. 

Sintomas do estrabismo 

O primeiro sinal de estrabismo é o desalinhamento dos olhos, com um deles a virar para cima, para fora ou para baixo. Quando este desalinhamento é grande e evidente, o estrabismo é designado de ângulo largo. Normalmente, este tipo de estrabismo não provoca sintomas como dores de cabeça ou tensão ocular, uma vez que o cérebro não tenta endireitar os olhos. 

Embora menos frequente, o estrabismo de ângulo curto pode provocar sintomas disruptivos, especialmente se é intermitente ou alternativo. Além de dores de cabeça e tensão ocular, este tipo de estrabismo pode provocar ainda dificuldades na leitura. 

Ambos os tipos de estrabismo podem ser muito prejudiciais a nível psicológico, prejudicando a autoestima de crianças e adultos, uma vez que interferem com o contato visual normal com os outros, causando embaraço e timidez. 

O que provoca o estrabismo? 

Cada olho tem seis músculos externos, chamados músculos extraoculares, que controlam a posição do olho e o movimento. Para uma visão binocular normal, a posição e o controlo destes músculos tem de ser coordenado na perfeição.

O estrabismo ocorre quando existem problemas neurológicos ou anatómicos que interferem com o controlo e a função dos músculos extraoculares. O problema pode ter origem nos músculos ou nos nervos dos centros de visão no cérebro, que controlam a visão binocular. O estrabismo pode ter também origem genética. 

Para saber mais sobre o estrabismo, contate-nos

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios