Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
O que há de novo nos pensos oclusores?

O que há de novo nos pensos oclusores?

Quando o olho tem preguiça de ver, geralmente significa que há uma diminuição da acuidade visual, comumente chamado de “olho preguiçoso”. A ambliopia, designação médica da patologia, tem origem na falta de estimulação do córtex visual durante a primeira infância (do nascimento até aos dois anos), sem que haja uma patologia ocular subjacente.

Para além desta, o estrabismo é umas das causas mais frequentes da ambliopia, sendo mais facilmente diagnosticada em fase precoce, pelos pais e pelos pediatras, devido ao evidente desalinhamento dos dois olhos.

O tratamento mais eficaz da ambliopia é a oclusão, que consiste em tapar o “olho bom” com um penso oclusor para estimular o “olho preguiçoso”, de modo a conseguir recuperar, se possível, a visão completa daquele olho. 

Quanto mais nova for a criança, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido será o tratamento, com melhores hipóteses de recuperação total.  Por isso é muito importante sensibilizar os pais e iniciar a vigilância cedo para garantir o diagnostico precoce no período crítico do desenvolvimento visual.

Para que o tratamento tenha sucesso é necessário uma grande colaboração e empenho dos pais e educadores no correto cumprimento da terapêutica prescrito pelo médico oftalmologista. Para que isso seja possível os desenvolvimentos tecnológicos dos pensos oclusores têm tido um papel fundamental, ajudando as crianças a suportá-los mais facilmente.

Com o objetivo de diminuir ao máximo o impacto que estes pensos têm nas crianças existem soluções no mercado que dão resposta às principais dificuldades. Os pensos são hipoalergénicos e microperfurados para uma melhor respiração da pele.

Devido à utilização da tecnologia hot-melt a sua colocação e extração acontece sem dor. O seu desenho anatómico permite que a criança facilmente de adapte, e por isso temos visto a um aumento significativo da adesão a estes dispositivos.

Adicionalmente, estes pensos oclusores têm desenhos variados e divertidos, adaptando-se ao género e idades de cada criança.

A ortopad é uma das marcas mais conceituada de pensos oclusores. A Indústria dos Óculos tem disponível para venda vários modelos de forma a ir ao encontro das preferências e necessidades do seu filho. Fique a conhecer todos os modelos, padrões e cores disponíveis.

 

Artigo Seguinte Lágrimas artificiais, o que são?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios