Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Óculos de sol, proteja-se! Mas só no Verão?

Óculos de sol, proteja-se! Mas só no Verão?

Todos nós já estivemos nesta situação. Quando nos deparamos com muito sol, colocamos os óculos de sol para proteger os olhos, com mais ou menos sensibilidade à luz, esta é uma atitude instintiva.

Os malefícios do sol vão muito para além de nos ofuscar, por isso, durante o verão devemos ter cuidados redobrados com os nossos olhos e escolher óculos de sol com proteção contra os raios ultravioleta. A exposição excessiva a estes raios pode contribuir para o desenvolvimento de patologias como cataratas, degeneração da mácula, pinguécula (lesão amarelada), olho de surfista (desenvolvimento de uma membrana carnosa na zona branca do olho) e fotoqueratite (queimadura ocular).

A melhor forma de proteger os olhos contra a radiação UV é utilizar óculos de sol, mas se quiser uma proteção reforçada, escolha um modelo com lentes grandes, que cubram toda a área dos olhos e pálpebras do efeito do sol, evitando os “pés de galinha”. Sempre que tiver no exterior, praia ou piscina, deve complementar a proteção dos seus olhos com um chapéu ou boné.

Lembre-se que mesmo quando o céu se encontra encoberto ou quando está à sombra deve usar óculos, porque os raios solares são refletidos nas superfícies para a nossa direção. Adicionalmente, temos de ter cuidado na escolha dos óculos, pois nem todos garantem um bloqueio 100% eficaz dos raios UV. Sempre que tiver dúvidas, aconselhe-se junto de um profissional da visão.

Ao contrário do que muitos pensam, os óculos de sol não devem ser utilizados apenas no Verão, mas sim ao longo de todo o ano. Fique a conhecer alguns benefícios de usar óculos de sol também nos meses frios:

  1. Usar óculos de sol vai protege-lo contra os raios ultravioleta, mesmo nos dias com menos sol, porque os raios ultravioleta (UVA e UVB) estão igualmente presentes e são nocivos.
  2. Ás vezes temos dificuldade em abrir os olhos devido à intensa claridade, o que é sobretudo perigoso quando se conduz. Use um bom par de óculos escuros, de preferência com lentes polarizadas.
  3. Em dias de sol, uma camada de neve limpa e acabada de cair pode refletir até 90% dos raios ultravioleta, prejudicando gravemente a saúde dos olhos.
  4. No Outono e Inverno o vento pode soprar forte e arrastar consigo poeiras e outros detritos capazes de provocar inflamações, desencadear reações alérgicas oculares ou levar à secura dos olhos ou das lentes de contacto.
  5. As pupilas dos olhos dilatam ou contraem de forma a gerir a quantidade de luz que atinge a retina. O esforço constante das pupilas pode causar fadiga ocular e dores de cabeça.

Faça sol ou chuva use sempre os seus óculos de sol. Não ficará apenas com um look irrepreensível, mas estará a cuidar da sua saúde ocular.

Artigo anterior Mitos sobre a saúde ocular
Artigo Seguinte 5 hábitos para cuidar dos seus olhos

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios