Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Optometria para crianças: para que serve e como funciona?

Optometria para crianças: para que serve e como funciona?

A optometria para crianças é uma área da saúde visual especializada no despiste de patologias oculares em crianças, assim como no estudo e compensação de erros refrativos. A Indústria dos Óculos faz exames de optometria para crianças de todas as idades. A sua eficácia, no entanto, depende da sua colaboração.

«Quando são muito pequenas, são encaminhadas para a oftalmologia, o que acontece, normalmente, com crianças de três, quatro e cinco anos, pois, quando entram para a escola primária já começam a colaborar melhor», explica Ricardo Brás, CEO da Indústria dos Óculos.

Optometria para crianças permite detetar problemas precocemente

«Na Indústria dos Óculos, fazemos despistes em crianças de três e quatro anos, para determinar se precisam ou não de usar óculos, mas depende da sua colaboração. A partir dos cinco ou seis anos, quando entram para a escola, já começam a colaborar bastante bem e podemos fazer optometria para crianças facilmente», adianta.

Na Indústria dos Óculos, são efetuados exames de optometria para crianças e ortóptica, incluindo a deteção de estrabismos e de falta de visão.

«Além da optometria para crianças, temos ortóptica, que aborda os estímulos visuais, as ambliopias, o daltonismo e a dislexia, que são exames mais complementares. A optometria para crianças é gratuita, já a ortoptica não», revela Ricardo Brás.

Daltonismo, dislexia e ambliopia são abordados pela ortoptica

«Numa primeira fase, avaliamos os problemas que possam existir, e depois vemos se vale ou não a pena encaminhar para a ortóptica. Imaginemos que se trata de uma criança que tem um estrabismo. O que a oftalmologia faz é, muitas das vezes, encaminhar para a ortóptica para estímulos visuais e para fazer a correção da posição do olho», explica o responsável.

A ortoptica trabalha muito com crianças daltónicas ou disléxicas. Para detetar eventuais problemas oculares, as crianças devem começar a fazer exames de oftalmologia a partir dos dois anos de idade.

Existem equipamentos que permitem espreitar para dentro do olho e ver se existe algum tipo de problema, através da leitura do posicionamento da imagem relativamente à retina.

Para saber mais sobre optometria para crianças, contacte um dos nossos assistentes numa das nossas lojas no Barreiro ou Montijo!

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios