Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Os diferentes tipos de lentes de contacto e respetivas aplicações

Os diferentes tipos de lentes de contacto e respetivas aplicações

Existem dois tipos principais de lentes de contacto – rígidas e macias. As primeiras são feitas de plástico e outros materiais, como a silicone. As lentes rígidas mantêm a sua forma e permitem um fluxo livre de oxigénio entre as lentes e a córnea. Estes tipos de lentes de contacto podem ser a melhor opção quando a córnea tem astigmatismo profundo.

Por outro lado, os tipos de lentes de contacto macias não proporcionam uma visão clara e são indicadas para quem tem alergias ou tende a formar depósitos de proteínas nas lentes. As lentes macias são tipos de lentes de contacto preferidos pela maioria dos utilizadores, dado serem cómodas e terem diversas versões, consoante a sua utilização.

Tipos de lentes de contacto consoante a sua periodicidade

Os tipos de lentes de contacto de uso diário são os mais simples, dado serem removidas ao final do dia e deitadas fora, sendo substituídas no dia seguinte. Estas lentes não devem, contudo, ser utilizadas como lentes de uso prolongado.

Os tipos de lentes de contacto de uso prolongado são utilizadas durante a noite, mas têm de ser removidas pelo menos uma vez por semana para limpeza e desinfeção. Estes tipos de lentes de contacto apresentam maior risco de infeção da córnea.

Existem ainda lentes de contacto cosméticas ou decorativas

Existem ainda as lentes de contacto cosméticas ou decorativas, que têm várias cores e que permitem mudar a aparência dos olhos, aumentando também o tamanho da iris. Estas lentes implicam prescrição médica e só devem ser usadas após um exame aos olhos e na presença de um profissional de optometria.

As lentes macias permitem corrigir o astigmatismo, mas não tão eficazmente como as lentes rígidas. Além disso, normalmente, são mais dispendiosas do que as restantes.

As lentes de contacto bifocais ou multifocais estão disponíveis em modo macio ou rígido. Estes tipos de lentes de permitem corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, em combinação com a presbiopia. A limpeza e desinfeção dependem do material dos vários tipos de lentes de contacto.

Para saber mais sobre os vários tipos de lentes de contacto, visite uma das nossas lojas no Barreiro ou Montijo.

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios