Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Para que servem os óculos de leitura?

Para que servem os óculos de leitura?

Os óculos de leitura são uma excelente opção para quem começa a sentir a vista cansada, nomeadamente depois dos 40 anos. Além de serem relativamente baratos, os óculos de leitura permitem corrigir e atenuar a presbiopia, normalmente denominada vista cansada, que passa, sobretudo, pela dificuldade em focar os objetos.

A presbiopia surge, como já referimos, a partir dos 40 anos e afeta a grande maioria da população. Entre os sinais mais comuns da presbiopia, está o afastamento do jornal ou do livro que habitualmente lê para conseguir focar as letras. A presbiopia, por norma, afeta ambos os olhos, pelo que implica igual graduação em ambas as lentes dos óculos de leitura.

Presbiopia motiva utilização de óculos de leitura

Segundo uma análise da associação de defesa do consumidor, Deco, «se não existirem outros problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, são uma boa opção». A presbiopia vai afetando a visão de uma forma contínua e crescente. Estes são alguns dos seus sintomas.

Sintomas da presbiopia

  • Desenvolvimento gradual
  • Tendência para afastar objetos para os focar
  • Visão desfocada
  • Tensão ocular
  • Dores de cabeça
  • Agravamento com o avançar da idade

Embora quase toda a gente seja afetada depois dos 40 anos, a presbiopia pode revelar-se antes desta idade em pessoas que sofram de determinadas doenças ou estejam a tomar alguns medicamentos.

Diopetrias podem duplicar a partir dos 70 anos

O problema vai-se agravando com o avançar da idade, sobretudo a partir dos 70 anos. Existem diversas formas de corrigir este problema, nomeadamente lentes de contato, o recurso à cirurgia e a utilização de óculos de leitura.

Nunca deve usar óculos de leitura por sua livre iniciativa, devendo sempre consultar um oftalmologista ou um optometrista antes de o fazer. Essa consulta é essencial para determinar a graduação das lentes e a distância entre elas.

Antes de comprar os seus óculos de leitura, experimente-os e use-os durante alguns minutos, para saber se são os mais adequados ao seu caso. Uma dica importante apontada pela Deco é não conduzir com óculos de leitura nem usá-los como óculos regulares, pois podem piorar a sua visão e prejudicar a condução.

Para saber mais sobre óculos de leitura, contacte um dos nossos assistentes.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios