Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Porque a higiene das suas lentes de contacto é tão importante?

Porque a higiene das suas lentes de contacto é tão importante?

A higiene e as boas práticas no uso de lentes de contato garantem a manutenção das caraterísticas das lentes por mais tempo, conferindo-lhe maior qualidade na visão e aumento do conforto. Seguindo todas as regras de utilização destas lentes poderá evitar infeções que podem afetar a saúde dos seus olhos, assim como a sua visão ao longo do tempo.

As regras de higiene ajudam a manter as características das lentes de contacto, continuando a ser fácil de as colocar e retirar, simplificando o seu uso no dia-a-dia.

Para além das regras de higiene é importante visitar com frequência – uma vez ao ano – o seu oftalmologista para que possa verificar se as lentes que está a usar são as mais adequadas se confirmar se os seus olhos estão de boa saúde. Se sentir os seguintes sintomas: sensibilidade à luz, visão desfocada, presença de pus, olhos vermelhos, dor ocular ou lacrimejar frequente deve interromper de imediato o uso das suas lentes e contacto e visitar o seu médico oftalmologista.

É muito importante relembramos quais são as boas práticas, principalmente para os utilizadores de lentes de contacto mensais e quinzenais, porque é indispensável manter o bem-estar destas lentes de uso prolongado. 

// A higiene das mãos é fundamental para garantir que não existem vestígios de sujidade que podem passar para as lentes. Garanta também que não tem resto de sabão ou creme de mãos pois se este tipo de produtos ao entrar em contacto com as suas lentes, pode provocar irritação nos olhos e visão desfocada.

// Coloque sempre maquilhagem nos olhos depois de colocar as lentes. Retire sempre as lentes de contacto antes de remover a maquilhagem.

// Evite danificar as lentes ou arranhar o olho com as unhas compridas e pontiagudas.  

// Nunca use lentes de contacto de outra pessoa, especialmente se estas já tiverem sido utilizadas. Corre o risco de infeções ou outros problemas.

// Não use água da torneira ou esterilizada, saliva ou solução salina, porque nenhuma destas serve para desinfetar e limpar bem as suas lentes de contacto.

// Limpe a caixa das lentes sempre que as utilizar, recorrendo a uma solução estéril ou água quente. Depois, deixe-a secar ao ar. Substitua a caixa a cada três meses ou sempre que necessário.

// Siga sempre as instruções do laboratório. Seguir minuciosamente as instruções de utilização que acompanham as suas lentes de contato, estojos para as lentes e até mesmo das soluções de limpeza é crucial para que manter o desempenho de todos estes elementos.

// Guarde as suas lentes de contacto numa solução própria para o tipo de lente.

// Nunca lave ou guarde as lentes em água nem utilize uma solução salina caseira. Não as desinfete com soro fisiológico, pois este não tem essa função.

// Não aproveite nenhum liquido de limpeza antigo, substitua-o em cada utilização das lentes de contacto.

 A par destas indicações, existem outras dicas que o vão ajudar a manter a saúde e o bem-estar das suas lentes:

// Não transfira as soluções de limpeza de lentes de contacto para recipientes mais pequenos se for viajar, por exemplo, pois pode comprometer a esterilidade da solução.

// Mantenha o frasco de líquidos para as lentes fechado corretamente e evite o contacto com superfícies ou objetos enquanto estiver em uso.

// Nunca use as suas lentes de contacto mais de 30 dias após a primeira abertura.

// Evite ambientes de fumo e outros poluentes do ar.

Em caso de dúvida estaremos disponíveis para o ajudar. Já conhece a funcionalidade Chat da nossa loja online? Experimente, responderemos em poucos minutos.

Artigo anterior Conhece a história dos Óculos de Sol Persol 714 de Steve McQueen?
Artigo Seguinte Sabia que pode pedir orçamento dos seus óculos sem sair de casa?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios