Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Porque é tão importante o rastreio oftalmológico infantil?

Porque é tão importante o rastreio oftalmológico infantil?

Com a visão não se brinca, sobretudo quando falamos de crianças. É importante recordar que grande parte do que apreendemos é através da visão, por isso, este sentido é essencial para quem está a aprender tudo. Daí a importância do rastreio oftalmológico infantil.

Antes de ir para a escola, todas as crianças têm de passar pelo rastreio oftalmológico infantil, sobretudo para despistar eventuais problemas que possam ter influência no processo de aprendizagem. O papel dos pais e professores é essencial para detetar eventuais sinais de problemas de visão nesta fase.

Quais as vantagens do rastreio oftalmológico infantil?

Tudo o que as crianças apreendem, desde a escola às competências sociais, passa essencialmente pela visão, por isso importa despistar se sofrem de alguma patologia ocular ou de anomalia que impeça que vejam corretamente.

Há algumas idades em que o rastreio oftalmológico infantil é imprescindível: aos 3 meses, aos 3 anos e aos 6. Depois, aos 12 anos, importa fazer um acompanhamento, para verificar se, com o crescimento, a visão está a evoluir de forma normal.

Quando levar os filhos ao oftalmologista?

Antes de entrar para a ensino pré-escolar, é essencial fazer o rastreio oftalmológico infantil. Trata-se de uma etapa fundamental no desenvolvimento dos mais pequenos e é essencial que tenham todos os sentidos apurados. Além disso, é nesta altura que se detetam alguns sinais de doenças oculares graves.

Antes de entrar para a escola, o rastreio infantil também se assume como essencial. É nesta altura que as crianças aprendem a ler e a escrever. Por isso, é crucial que ouçam e vejam a 100 por cento. O acompanhamento dos casos tem de ser feito periodicamente, por isso o rastreio oftalmológico infantil acaba por ter um carácter periódico e contínuo no tempo.

Para saber mais ou agendar um rastreio oftalmológico infantil, contacte-nos.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios