Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Quais os diferentes tipos de lentes e para que servem?

Quais os diferentes tipos de lentes e para que servem?

Os óculos não são todos iguais, variam nas armações, nos seus objetivos e nas lentes. Existem muitos tipos de lentes e várias caraterísticas que as diferenciam. Os fins a que se destinam vão determinar o material de que são feitas, o tratamento e até a sua cor.

 

Tipos de lentes consoante a sua graduação

 

Lentes unifocais: estas lentes apenas têm uma graduação, podendo ser utilizadas para ver ao longe ou ao perto ou ainda ser de uso permanente.

 

Lentes progressivas: estes tipos de lentes têm esta denominação por incluírem várias graduações na mesma lente. A parte superior dispõe de graduação para ver ao longe e a parte inferior possui graduação para ver ao perto. A parte central tem graduações entre o perto e o longe, possibilitando aos utilizadores verem bem independentemente da distância a que se encontrem, sem terem de mudar de óculos.

 

Lentes bifocais: estes tipos de lentes dispõem de graduação para ver ao longe e, na parte inferior da lente, graduação para ver ao perto, não dispondo de graduação para visão intermédia, como as lentes progressivas.

 

Lentes degressivas: estas lentes permitem ver ao perto com uma maior profundidade de campo, que oscila entre os 30 centímetros e os seis metros. São ideais para quem passa muitas horas em frente ao computador, mas não são indicadas para conduzir.

 

Tratamentos das lentes e os seus objetivos

 

As lentes também variam consoante o tipo de tratamento de que são alvo. Quanto aos tratamentos, as lentes podem ser:

 

Lentes com tratamento de endurecimento: este tratamento permite que as lentes orgânicas sejam mais resistentes aos riscos.

 

Lentes com tratamento anti-reflexo: o objetivo deste tratamento é tornar a visão mais nítida e transparente, eliminando os reflexos. Isso consegue-se através da aplicação de camadas finas de vários metais, que combinados permitem a eliminação quase total dos reflexos.

 

Filtos UV: este tratamento tem como objetivo proteger os olhos contra os raios ultravioleta.

 

Existem ainda vários tipos de lentes consoante a cor. As lentes incolores são as mais vulgares, mas existem lentes de várias cores e diversas intensidades. As lentes fotocromáticas, por exemplo, reagem à variação de intensidade da luz, escurecendo ou aclarando para adaptar os olhos à luz ambiente.

 

As lentes polarizadas, por sua vez, permitem filtrar a luz refletida pelas superfícies, como as estradas, a água ou a neve. A visão é mais confortável e tranquila. Estas lentes são muito utilizadas por desportistas.

 

Saiba mais sobre os vários tipos de lentes, consulte um dos nossos assistentes

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios