Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Sabe como surgiram os óculos de leitura?

Sabe como surgiram os óculos de leitura?

Utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo, grande parte das quais com mais de 40 anos de idade, os óculos de leitura são hoje um acessório quase indispensável. Mas, como apareceram estes óculos e quem os inventou? Em que ano surgiram realmente este tipo de óculos?

Reza a história que os primeiros óculos de leitura apareceram em Itália, por volta de 1260. Criados para ajudar os mais velhos a ler, os óculos de leitura foram rapidamente adotados pela sociedade, sobretudo pelo clero e pelos estudiosos.

Óculos de leitura nasceram em Itália e foram rapidamente adotados

No entanto, o «design» inicial fazia com que os óculos de leitura escorregassem do nariz de muitos dos seus utilizadores. Foi então que os espanhóis tentaram segurá-los com fitas à volta das orelhas, algo que nunca funcionou muito bem. Foram precisos passar quase 500 anos para um ótico inglês, a viver em Londres, chamado Edward Scarlett, criar as primeiras hastes sustentadas pelas orelhas.

O invento teve tanto sucesso que ainda hoje é utilizado. Uma das maiores inovações na história destes óculos teve como «pai» o génio Benjamim Franklin. Em 1780, criou as primeiras lentes bifocais. Franklin estava farto de ter de mudar para óculos de leitura sempre que abria um livro e resolveu por mãos à obra.

Franklin pediu ao seu ótico que cortasse as lentes em duas, para que pudesse olhar para cima e para baixo consoante a tarefa que desempenhasse e as necessidades dos seus olhos.

Outras ajudas óticas foram surgindo para colmatar necessidades das pessoas

Paralelamente aos óculos de leitura, outras ajudas óticas foram sendo desenvolvidas ao longo da História. Os monóculos ainda hoje são usados, sobretudo por determinada aristocracia europeia. As lentes de contacto surgiram em 1936, em Nova Iorque, para fazer face ao estigma estético a que os utilizadores de óculos eram vetados na altura.

Consta que a própria Marilyn Monroe só usava óculos em privado. Uma atitude muito comum a várias estrelas do espetáculo, da música e do desporto da altura.

Para saber mais ou comprar óculos de leitura, contacte um dos nossos assistentes.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios