Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Sabe o que é a tensão Ocular?

Sabe o que é a tensão Ocular?

A tensão ocular é um indicador de saúde oftalmológica e pretende avaliar o equilíbrio entre a produção e a eliminação do humor aquoso, líquido transparente que circula de dentro para fora do globo ocular. As alterações deste indicador, à semelhança do que acontece com a tensão arterial, são silenciosas e sem sintomas.

A medição da tensão ocular avalia o tónus ocular e reflete o equilíbrio entre a produção do humor aquoso pelos processos ciliares (localizados por detrás da íris) e a sua eliminação pelo canal de Schlemm (localizado no ângulo formado entre a córnea e a raiz da íris). Se a relação entre a produção e a eliminação do humor aquoso for equilibrada, os valores oscilam normalmente entre os 10-22 mmHg.

A tensão ocular nem sempre vem acompanhada de sintomas e nesses casos apenas após realização de um exame oftalmológico se consegue verificar. Apesar disso, existem alguns sinais que podem indicar que hajam alterações da tensão, nomeadamente:

  • Redução da visão periférica
  • Dor intensa nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas nos olhos
  • Dificuldade em ver
  • Náuseas e vómito
  • Aumento de tamanho das pupilas
  • Visão desfocada

A subida da pressão ocular acontece, como já foi referido acima, quando o humor aquoso fica acumulado dentro do olho. É importante perceber o que provoca esse desequilíbrio entre a produção e eliminação. Uma das principais causas está relacionado com histórico familiar de glaucoma. Adicionalmente, podemos identificar como causa a produção de líquido ocular em excesso ou a obstrução do sistema de drenagem do olho. Outra possível explicação para a pressão ocular são os traumas no olho (pancadas, hemorragias, tumor ocular ou inflamação) ou cirurgia ocular (Exemplo: tratamento de catarata). O uso prolongado de medicação Prednisona ou Dexametasona também pode ser uma explicação.

A pressão ocular elevada traz vários riscos para a saúde pois causa a danificação do nervo ótico e compromete a visão, mesmo sem a manifestação de sintomas, poderá levar à cegueira. É imprescindível consultar o oftalmologista e realizar exames preventivos.

É possível controlar a pressão ocular através de colírios e medicação, ou em alguns casos, pode ser possível tratar através de cirurgia. A par destas formas de controlo da pressão ocular, alguns hábitos poderão ser de grande ajuda, nomeadamente: alimentação saudável, consumo muito moderado de bebidas alcoólicas e reduzir os níveis de stress.

É fundamental medir a tensão intraocular para prevenir e tratar doenças da visão. Na Indústria dos Óculos tem ao dispor o serviço de medição da tensão ocular totalmente gratuito.

Artigo Seguinte Kit de viagem para os seus olhos

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios