Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Tudo o que precisa de saber sobre o edema macular

Tudo o que precisa de saber sobre o edema macular

Nem todos sabem, mas o edema macular é o inchaço ou engrossamento da mácula do olho, a parte responsável pela visão central e detalhada. A mácula é uma área muito pequena no centro da retina. O edema surge quando os vasos sanguíneos da retina têm fugas de líquido porque a mácula não funciona corretamente, pois está danificada.

Quando surge um edema na mácula, a perda de visão pode ser leve ou severa, no entanto, em muitos casos, a visão periférica mantém-se saudável.

Porque surge o edema macular?

Trata-se de uma complicação da retinopatia diabética. É a forma mais comum de perda de visão entre diabéticos, especialmente se não for tratada a tempo. Há diversas causas de edema macular, sendo que, frequentemente, surge associada à diabetes, que fazem com que os vasos sanguíneos danificados na retina percam líquidos, incluindo pequenas quantidades de sangue.

Ocasionalmente, pode também haver depósitos de gordura com fugas dentro da retina, o que faz com que a mácula se inflame ainda mais. Entre os fatores de risco do edema macular, conta-se ainda a cirurgia às cataratas, que pode aumentar o risco de desenvolver edema macular devido à irritação dos vasos sanguíneos.

Sintomas do edema macular

Além das causas acima referidas, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento do edema:

  • Degeneração macular por causa da idade
  • Obstrução das pequenas veias da retina
  • Lesões no olho
  • Efeitos secundários de alguns medicamentos
  • Alguns tumores do olho
  • Certos transtornos genéticos

O edema na mácula é relativamente indolor e pode apresentar poucos sintomas quando surge. No entanto, quando os sintomas ocorrem, são um sinal de que os vasos sanguíneos dos olhos podem ter fugas perigosas.

Se tem sintomas de edema, consulte de imediato um oftalmologista. Quando não é tratado convenientemente, um edema pode provocar perdas de visão e até levar à cegueira.

Para saber mais sobre edema macular, contacte-nos.

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios