Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Vantagens e desvantagens das lentes de contacto face aos óculos

Vantagens e desvantagens das lentes de contacto face aos óculos

Quando está indeciso entre óculos e lentes de contacto, o ideal é pedir um conselho a quem sabe. Para Ricardo Ferraz CEO da Indústria dos Óculos, a resposta é simples: «tenho várias palavras para o justificar: desportos, verão, praia, liberdade mesmo. Por outro lado, para certas graduações, as lentes de contacto trazem uma melhor qualidade de visão».

Para quem, por exemplo, tem miopia, as lentes de contacto vão proporcionar uma zona mais confortável e uma visão melhor do que um óculo. Isto porque a lente está mesmo encostada ao olho. «Isso significa que não há limites nem corredores e, para qualquer lado onde mova o olhos ou a cabeça, consegue ver nitidamente na mesma medida», explica Ricardo Ferraz.

As lentes de contacto são adaptadas a cada caso concreto em função da utilização

«As lentes de contacto funcionam um pouco consoante cada caso concreto. Se um utilizador trabalhar muito tempo ao computador, eu vou retirar-lhe um pouco o longe para compensar mais o perto. Se, por outro lado, for motorista, vou retirar um pouco do perto, para lhe compensar o longe. É assim que as lentes de contacto funcionam», adianta o especialista.

Numa só correção, como na miopia, este tipo de lentes são bastantes melhores, mas, no que toca às lentes progressivas, os óculos são preferíveis. Em termos de astigmatismo, hoje em dia, as lentes de contacto também já conseguem corrigir 99 por cento dos casos.

«Quanto à substituição, os óculos devem ser mudados de dois em dois anos, embora haja pessoas que estiquem para 3, 4 ou até 5 anos. Por sua vez, as lentes de contacto vêm em caixas de 3 ou 6 lentes, o que significa que, dentro de seis meses, está a comprar outra caixa. Além disso, tem a possibilidade de corrigir a graduação, anualmente ou de 6 em 6 meses», explana o CEO.

Lentes de contacto são mais baratas do que os óculos e muito mais práticas

Existem lentes de contacto diárias, mensais ou anuais. «As melhores são as mensais ou as diárias, uma vez que as anuais são mais suscetíveis de criar pó, detritos, sujidade e provocar infeções ou alergias. Uma caixa de 6 lentes mensais pode custar €34, o que dá para metade do ano», defende Ricardo Ferraz.

Além disso, este tipo de dispositivos óticos são mais confortáveis, não implicam a dependência dos óculos, permitem fazer desporto, não se molham com a chuva nem embaciam. No entanto, as lentes de contacto implicam cuidados de higiene, nomeadamente a limpeza diária, com um líquido especial para o efeito. Lavar as mãos antes de mexer nas lentes é essencial. As lentes só devem ser limpas com o líquido especial, nem sequer com água ou soro.

Existem no mercado duas gamas principais de lentes de contacto: as de silicone e as de silicone hidrogel. Estas últimas têm muito mais oxigenação para o olho, permitindo que este respire melhor. «Além disso, são mais finas e não se sentem tanto. Este tipo de lentes têm evoluído muito. Hoje em dia, são muito mais finas, quase impercetíveis», reporta Ricardo Ferraz.

Para saber mais sobre lentes de contacto, fale com um dos nossos assistentes!

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios