Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Como prevenir a alergia ocular?

Como prevenir a alergia ocular?

Chama-se a alergia ocular à hipersensibilidade do sistema imunitário a substâncias conhecidas como alérgenos ou a fatores irritantes, nomeadamente: ácaros, fungos, pelos de animais e pólen; ou fatores irritantes: fumo ou perfumes.

A alergia ocular afeta cerca de 20% da população.

Uma em cada cinco pessoas sofre de algum tipo de alergia ocular, com impacto na sua qualidade de vida e no grau de absentismo escolar e profissional, pelo que a sua prevenção e tratamento são fundamentais para a população que sofre de alergia.

Previne-se a patologia evitando as suas causas, diminuindo a exposição aos alergénios, quando identificados pelo alergologista.

  1. Evite os ácaros: elimine os pontos de acumulação de ácaros, use almofadas anti-ácaros, peluches ou outros objetos que facilitem a aglomeração de pó.

 

  1. Higiene na roupa de cama: higienize cobertores e lençóis com água quente. Depois coloque-os a secar ao sol.

 

  1. Limpe as mãos: ao longo do dia tocamos múltiplas vezes em múltiplas superfícies, da mesma forma que tocamos na nossa cara e olhos com bastante frequência. Se tivermos o habito de lavar as mãos frequentemente, facilmente evitamos alergias e infeções oculares.

 

  1. Higiene correta das lentes de contacto: é muito importante lavá-las e conservá-las seguindo as indicações do laboratório garantindo a sua qualidade.

 

  1. Evite as fugas de água: porque o mofo é um elemento que levar à manifestação da alergia nos olhos.

 

  1. Não esfregue os olhos: as impurezas presentes nas mãos podem levar a infeções. Coçar os olhos pode também magoar e irritar os olhos, potenciando as alergias oculares.

 

  1. Evite ambientes potencialmente perigosos: não permaneça muito tempo em ambientes com produtos químicos e odores fortes.

 

  1. Cuidado com a maquilhagem: verifique sempre a validade dos produtos, principalmente nos produtos próprios para os olhos. Privilegie, sempre que possível, produtos de qualidade, hipoalergénicos e sem perfume.

 

A par destas medidas, deve ter cuidado redobrado na época polínica de março a julho (pólenes e gramíneas). Neste período use óculos escuros (com 100% proteção contra os raios ultravioleta) e evite cortar relva ou andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã, quando há maior polinização, em dias ventosos ou quentes e secos e em espaços relvados.

Artigo anterior Será possível ter os seus óculos monofocais em 19 minutos e progressivos em 3h?
Artigo Seguinte Como não embaciar os óculos com máscara

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios