Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Fique a conhecer a síndrome da visão ao computador

Fique a conhecer a síndrome da visão ao computador

Atualmente a utilização de tecnologias generalizou-se e todos os dias usamos o computador ou telemóvel para trabalhar, tablets e consolas para nos divertir. As muitas horas passadas à frente de écrans, às quais já nos habituamos diariamente, podem custar-nos caro, pois deixam os nossos olhos vermelhos, cansados e até com dores de cabeça. Os novos hábitos trazem novas patologias e a Síndrome da Visão do Computador é um exemplo disso. Neste contexto surgem também os óculos de descanso, um aliado para esta síndrome.  

A Síndrome da Visão do Computador pode ser um problema, mas é possível prevenir os danos que esta provoca. Vamos conhecer os sintomas desta síndrome e perceber como evitar as suas consequências, mantendo a sua visão saudável.

Esta síndrome caracteriza-se pelo aparecimento de alguns sintomas oculares após o uso excessivo de computador, ou outros écrans. Os sintomas mais comuns incluem: vista cansada, dificuldade em focar, visão turva ou desfocada, dores de cabeça, pescoço ou de ombros e olho seco.

Isto acontece porque os nossos olhos não foram concebidos para estar várias horas à frente de computadores. As imagens nos écrans são formadas por pixels e a fisionomia do nosso olho não consegue manter o foco, obrigando-nos a focar continuadamente. Por sua vez, este foco continuo provoca stress dos músculos oculares que leva aos sintomas a cima referidos.

Os principais fatores de riscos, para além das várias horas ao computador, são também o excesso de jogos de consola, porque os olhos são obrigados a fazer um esforço adicional de focagem. Outro fator de risco é o meio ambiente, e estes são alguns exemplos: má luminosidade, os reflexos da luz solar e das luzes LED e os problemas de postura.

A prevenção desta síndrome significa melhorar a nossa qualidade de vida, mas também evitar problemas de visão mais graves. Neste sentido, aconselhamos que aplique a regra 20-20-20. Depois de cada 20 minutos ao computador, fazer uma pausa de 20 segundos e olhar para objetos que estão a 20 metros de distância, assim irá conseguir descansar os olhos. É também muito importante minimizar os reflexos do écran usando óculos de descanso com antirreflexo, alterando a posição do computador, das luzes, usando cortinas.

A par destes dois conselhos, a regra 20-20-20 e minimizar os reflexos, existem outras boas práticas que o ajudarão a prevenir problemas oculares provocados por excesso de horas à frente ao computador:

  • Posicionar o monitor de 50 a 60 cm dos olhos, sendo que a parte superior do écran não deve ficar acima da linha ocular;
  • Boa iluminação na sala, aposte em luz incandescente é melhor opção que a fluorescente;
  • Piscar os olhos com alguma frequência;
  • Manter o ecrã do monitor sempre limpo;
  • Por cada hora de trabalho, descanse 5 minutos, olhando para algo distante;
  • Use óculos que sejam corretos para si.

Não há nada como o apoio de profissionais experiente para o aconselharem sobre o uso saudável de computadores e restantes dispositivos tecnológicos. Dirija-se às lojas Indústria dos Óculos, será seguido com segurança.

Artigo anterior Óculos de descanso, porquê usar?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios