A deteção precoce de algumas anomalias visuais são cruciais para a prevenção de futuros visuais e consequentemente, problemas de aprendizagem, nas crianças. É neste sentido que se deve recorrer precocemente e com periodicidade a um serviço de optometria e oftalmologia infantil.

 

Importância das consultas de optometria pediátrica:

Vários problemas oculares devem ser tratados precocemente durante a infância. Os primeiros cuidados oculares devem surgir logo na primeira infância, fazendo um rastreio visual por volta dos 2 anos. O mesmo serve para poder despistar eventuais anomalias nos olhos que requeiram intervenção imediata.

No entanto, a primeira consulta completa de optometria pediátrica deve ser realizada a partir dos 3 anos. O exame ocular completo deve ser realizado a partir dos 6 anos, fase normalmente associada à entrada na escola. Este exame é extremamente muito importante, uma vez que as crianças apreendem a maioria dos conceitos através dos sentidos e a visão é dos mais importantes nesse processo.

 

Consulta de Optometria pediátrica para detetar anomalias visuais:

Para o normal desenvolvimento da criança, incluindo o processo de aprendizagem desde cedo, é necessária uma visão totalmente operacional, e rastrear eventuais problemas.

Pode parecer curioso, mas a aprender a falar ou até mesmo a andar, está ligado a um bom sistema visual. Já em idade escolar, alguns problemas que podem surgir, e que geralmente são associados a falhas de comportamento ou até mesmo de atenção, devem-se as dificuldades visuais, pois, se não estiverem desenvolvidas as capacidades necessárias para que o sistema nervoso das crianças possa descodificar os sinais gráficos, a aprendizagem vai ser afetada.

A visão é essencial para as crianças em idade escolar, para que aprendam de forma correta e eficiente. Meio caminho andado para que tenham sucesso académico.

 

Os problemas mais comuns originados por dificuldades ao nível da visão:

  • baixo rendimento académico
  • baixo rendimento desportivo
  • baixa de auto-estima

 

Marque já a consulta de Consulta de Optometria Pediátrica dos seus filhos na Indústria dos Óculos. Caso haja algum tipo de anomalia detectada, o seu o optometrista explicará, com detalhe no que é que a mesma consiste e quais os procedimentos a seguir para que haja uma correção da mesma. O exame visual de uma criança requer sempre cuidados redobrados e mais atenção do que o de um adulto.