Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Como colocar e retirar corretamente as lentes de contacto

Como colocar e retirar corretamente as lentes de contacto

Um dos grandes obstáculos ao uso de lentes de contacto é, para muitas pessoas, a dificuldade em coloca-las corretamente, sem as danificar ou magoar o olho.

Percebemos que para essas pessoas uma explicação exaustiva e por passos de como colocar e retirar corretamente as lentes de contacto pode ajudar a desmitificar este medo, mecanizando o processo, simplificando-o.

Siga, por favor, os seguintes passos e descubra como é simples usar lentes de contacto.

No início o manuseamento das lentes pode ser bastante estranho, mas com o hábito vai tornar-se num ato bastante natural.

Primeiro passo é garantir a higiene das suas mãos, por isso lave bem as mãos e seque-as com um pano sem fibras para que não as possa passar para as lentes.

O segundo passo é escolher qual das lentes começar primeiro. Se replicar este ritual dificilmente irá misturar as lentes.

O terceiro passo serve para verificar se a lente está direita. Para isso coloque a lente no seu indicador e voltada para a luz verifique-a. A lente deve ter um formato naturalmente curvo e arredondado, se as suas extremidades estiverem para fora, significa que as lentes estão do avesso.

O quarto passo serve para garantir que a pálpebra superior não pestaneja, por isso use a sua outra mão para segurar com um dedo na pálpebra superior, segundo-a cuidadosamente.

O passo seguinte, o quinto, deve baixar suavemente a pálpebra inferior com o dedo médio da mesma mão que tem a lente. Sublinhamos que a lente deve estar no dedo indicador.

De seguida, no sexto passo, olhe para cima e leve, de forma calma e estável, a lente ao seu olho. 

No sétimo passo largue suavemente as pálpebras e feche os olhos para que a lente encontre o seu lugar e estabilize.

Por último, repita os mesmos passos para a colocação da lente no segundo olho.

Agora basta desfrutar de uma visão segura e confinante. 

Para retirar as suas lentes de contato o processo é semelhante, mas tem algumas especificidades que poderão simplificar o processo.  

O primeiro passo é igual ao primeiro passo da colocação das lentes, porque a higiene das mãos é, de facto, muito importante e não deve ser descorado. Por isso, lave bem as mãos e seque-as.

Comece sempre pelo mesmo olho, por exemplo: se colocou primeiro a lente no olho direito, faça com que este seja sempre o primeiro a ser retirado.

De seguida, baixe gentilmente a pálpebra inferior e suba a superior.

Com os dedos indicador e polegar faça o movimento de pinça e remova a lente. Repita o processo para o outro olho.

Se estiver a utilizar lentes de contacto diárias, não se esqueça de as deitar logo fora. Caso use outras, reserve-as de forma correta, garantindo as sua limpeza e conservação.

Se ainda assim permanecer com dúvidas, entre em contacto com a Indústria dos Óculos. Os especialistas irão tirar as suas dúvidas e ajudá-lo no processo de habituação às lentes de contacto.

Artigo anterior Dicas para quem sente sensibilidade à luz
Artigo Seguinte Olho seco e a pandemia

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios