Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Lentes de contacto vs. óculos | Qual e quando a melhor opção

Lentes de contacto vs. óculos | Qual e quando a melhor opção

A escolha entre utilizar óculos ou lentes de contacto deve ser feita considerando o tratamento ocular, as preferências pessoais, estilo de vida, conforto, assim como, o orçamento disponível. Vamos perceber quais as características de cada opção, assim como, analisar as vantagens e desvantagens. Comecemos pelos óculos.

Existem dois tipos de óculos, os de visão única que corrigem problemas relacionados com a visão à distância, e os multifocais, que, para além de tratarem a visão à distância, também retificam questões relacionadas com a visão ao perto. As últimas existem também em soluções bifocais, em que a metade superior da lente regulariza a visão à distância e a metade inferior soluciona a visão ao perto. Também existem as lentes com foco triplo, assim como, as lentes progressivas que permitem uma transição suave entre as diferentes áreas de visão, mas sem uma linha divisória demarcada.

Uma das grandes vantagens de usar óculos é que não precisam dos cuidados de higienização que às lentes de contacto é exigido, a sua colocação não implica o contacto direto com os olhos, tornando o seu uso mais prático e diminui o risco de possíveis infeções. Na grande generalidade das vezes são mais baratos e a esperança média de utilização é bastante superior à das lentes de contacto.

As armações de óculos são vistas como um elemento estético que ajuda a compor a imagem, conforme a personalidade de cada um. Outra grande vantagem da utilização de óculos em detrimento das lentes de contacto é o facto de protegerem a vista de elementos ambientais, como o vento, poeiras ou detritos.

Apesar das vantagens mencionadas, este objeto também acarreta algumas desvantagens. Para quem tem uma prescrição acentuada ou astigmatismo é possível que os óculos possam potencializar a distorção da visão, especialmente no limite da lente. As armações podem ser vistas como estéticas, mas nem todos gostam, e peso da armação pode provocar incómodo no nariz ou nas orelhas. Usar óculos traz algum incomodo na prática de desporto e podem embaciar em determinadas situações.

Viramos as nossas atenções para as lentes de contacto. O que há a dizer sobre elas? A lentes de contacto são constituídas por silicone-hidrogel e variam consoante a sua consistência: as mais flexíveis, as semirrígidas e as rígidas. Estas podem ser mensais, quinzenais ou diárias. Como os óculos, as lentes permitem uma correção bifocal e multifocal, corrigindo a visão ao perto e ao longe em simultâneo.

Porque possibilitam que os olhos se movimentem, as lentes de contato permitem uma visão mais natural, e obviamente não embaciam. São a opção ideal para a prática de desporto e para quem não gosta esteticamente das armações. Os utilizadores de lentes podem “mudar” a cor dos olhos. Alguns tipos de lentes de contacto podem remodelar a córnea durante o sono, corrigindo a miopia.

Conseguimos também identificar alguns pontos negativos na sua utilização, nomeadamente: exigentes cuidados de manutenção e higiene para diminuir possíveis infeções oculares e redução da oxigenação do olho, podendo causar a síndrome do olho seco. O seu uso poderá também estar associado aos sintomas da síndrome da visão ao computador para quem passa muitas horas em frente ao ecrã. Outro ponto a salientar é o facto de serem mais caras e a sua utilização exigir mais idas ao oftalmologista.

Analisadas as caraterísticas de cada um, assim como, as suas vantagens e desvantagens acreditamos que não precisa de escolher. Se estiver muito indeciso entre as duas opções é possível combinar os dois métodos de acordo com as suas necessidades e preferências. Para isso deverá escolher um oftalmologista em que confie que o poderá melhor aconselhar e, claro, um bom fabricante de óculos ou lentes de contacto.

Artigo anterior A importância de um diagnóstico precoce
Artigo Seguinte O que são óculos para computador?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios