Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
O que é e como se trata o estrabismo infantil?

O que é e como se trata o estrabismo infantil?

O estrabismo é um desequilíbrio que aparece na função dos músculos oculares, o que faz com que os dois olhos não fixem o mesmo ponto ou objeto em simultâneo. Isto significa que, enquanto um dos olhos fixa um objeto, o outro permanece desviado. Esse desvio pode ser permanente ou momentâneo. O estrabismo infantil surge quando o problema aparece nas crianças.

As causas do estrabismo infantil podem ser diversas. Cada olho tem seis músculos extraoculares que controlam os movimentos dos globos oculares. Esses músculos devem trabalhar de forma harmoniosa e simultânea para que a focagem seja feita corretamente.

Em adultos, o estrabismo é raro, sendo que o mais frequente é o que resulta de traumatismos cranianos ou problemas vasculares, como AVCs ou tromboses.

Causas e sintomas do estrabismo infantil

O estrabismo aparece normalmente depois dos seis meses de vida. Se surgir por volta dos três anos de idade, a causa mais provável será um erro refrativo, nomeadamente hipermetropia. A este estrabismo chama-se estrabismo acomodativo.

As causas do estrabismo são quase sempre desconhecidas. Por norma, o problema está presente no nascimento ou imediatamente a seguir. O estrabismo presente no bebé ao nascimento designa-se por estrabismo congénito.

O estrabismo, em muitos casos, está relacionado com o controlo muscular. Nas crianças, o estrabismo é, habitualmente, tratado com recurso ao uso de óculos.

Tratamento do estrabismo infantil

A primeira informação a reter é que o estrabismo infantil tem tratamento. Se for um estrabismo acomodativo, o tratamento passa pela correção do erro refrativo, com a ajuda de um par de óculos. Se for outro tipo de estrabismo, a correção deverá ser cirúrgica e ao nível dos músculos extraoculares.

Embora possa ser pouco percetível, o estrabismo infantil pode provocar um imenso desconforto nas crianças, sobretudo por razões estéticas, mas também por causa dos problemas de visão inerentes ao estrabismo, no geral.

Para saber mais sobre estrabismo infantil, contacte-nos.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios