Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Quais os sintomas de que precisa de óculos de leitura?

Quais os sintomas de que precisa de óculos de leitura?

Os 40s trazem grandes mudanças para homens e mulheres de todos os países, sendo considerados um marco na vida, onde somos convidados a fazer um balanço sobre tudo o que fizemos até à data. Uma das muitas mudanças é a dificuldade em ver e, principalmente, focar ao perto, sejam livros, jornais ou ecrãs de PC ou smartphones. É nesta altura que começa a pesquisar na Net sobre óculos de leitura.

Os óculos de leitura são concebidos para ajudar a ver pequenos objetos a uma curta distância – visão de perto -, tais como palavras numa página de um livro ou o buraco de uma agulha, por exemplo. Os óculos de leitura não devem ser confundidos com os óculos regulares, usados para tarefas como conduzir, ver TV ou até lavar a loiça.

Teste para saber se precisa de óculos de leitura

O esforço que faz para ver ao perto a partir dos 40 anos pode provocar tensão ocular e uma deterioração ainda maior da sua visão. Os óculos de leitura são um auxílio precioso a partir desta idade. Mas, como saber se já necessita de óculos de leitura? É simples, se responder SIM a mais do que 2 das seguintes questões, precisa mesmo de usar óculos de leitura.

  1. Tem dores de cabeça ou nos olhos quando lê mais do que alguns minutos?
  2. Consegue enfiar uma linha no buraco de agulha?
  3. Semicerra os olhos quando tenta ler um livro ou um jornal?
  4. Tem de afastar uma revista dos olhos para conseguir ler?
  5. Não consegue ler com nitidez as legendas da TV?
  6. Tem de afastar o ecrã do PC para conseguir ler com nitidez?
  7. Já fez os 40 anos

Estas são algumas das questões que um oftalmologista ou um optometrista lhe poderão colocar se mostrar interesse nos óculos de leitura. Mas, nem todos os que fazem 40 anos precisam de óculos de leitura, apenas os que sofrem de presbiopia.

O que é a presbiopia?

Não se trata de uma doença, mas de uma condição natural que resulta do processo de envelhecimento do organismo humano, incluindo a visão. Não se sente e vai piorando com o passar dos anos. A presbiopia provoca a perda de elasticidade dos olhos, que, por sua vez, perdem a capacidade natural de focar pequenos objetos, o que provoca a visão nublada.

Se tiver os sintomas acima mencionados ou sentir que a sua visão está mais cansada, consulte o seu optometrista e faça um teste de visão. Pode estar com presbiopia e a necessitar de usar este tipo de óculos.

Para saber mais sobre óculos de leitura, contacte um dos nossos assistentes.

Artigo anterior Sabia que estamos a fazer uma promoção para a Ralph Lauren?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios