Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Quando devo recorrer a um optometrista ou a um oftalmologista?

Quando devo recorrer a um optometrista ou a um oftalmologista?

Ainda existem muitas dúvidas sobre estes dois especialistas - optometrista e oftalmologista -  e qual o campo de intervenção de cada um, neste sentido decidimos desenvolver um texto que explique as diferenças, com o objetivo de perceber quando devemos recorrer a um ou a outro.

Ambos são especialistas da visão

O especialista que melhor conhecemos é o oftalmologista, já que desde crianças somos acompanhados por este profissional para verificar a nossa saúde ocular. A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata doenças relacionadas com a visão, tem como subespecialidades a oftalmologia Pediátrica, plástica ocular, doenças orbitárias, das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, entre outras. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.

Já um optometrista é um profissional licenciado em cuidados de saúde primários visuais que inclui a deteção e diagnóstico, prescrição e acompanhamento e tratamento de doenças oculares, assim como, o tratamento de condições do sistema visual.

Este especialista, embora menos conhecido, pode ser responsável por diagnosticar erros de refração, ou seja, patologias que podem ser corrigidas través da intervenção externa ao olho, de que miopia, hipermetropia e astigmatismo, são exemplo. Um optometrista também pode intervir em casos de estrabismos, diplopias ou ambliopias. Adicionalmente, o optometrista deve ter um conhecimento aprofundado da estrutura do olho e sabe decifrar doenças do foro ocular e não apenas do foro visual, mas nesses casos este profissional irá aconselhar o doente a se dirigir a um especialista de oftalmologia.

Esta explicações ajuda-nos a perceber quando podemos recorrer a cada um destes especialista. Concluímos que o oftalmologista é o profissional ideal, capaz, apto e autorizado para tratar doenças do foro visual e do globo ocular. Por outro lado, os optometristas sabem diagnosticar erros de refração e aconselhá-lo com as lentes e graduação mais adequada às necessidades do seu dia-a-dia, assim como, responder às suas questões sobre os cuidados de saúde primários visuais.

A Indústria dos Óculos tem à sua disposição a consulta com optometristas qualificados e capazes de o apoiarem nas suas necessidades visuais, assim como, responder às suas dúvidas. Por ser o seu parceiro na visão, a Indústria dos Óculos poderá ainda ajudá-lo na seleção dos melhores materiais e produtos, ideais para a sua patologia. 

Artigo anterior Lágrimas artificiais, o que são?
Artigo Seguinte Qual a melhor marca de lentes progressivas?

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios