Menu
Menu
Saltar para o conteúdo
Tudo o que precisa de saber sobre miopia

Tudo o que precisa de saber sobre miopia

A miopia é um erro refrativo bastante comum, que faz com que quem sofre desta anomalia não consiga focar objetos ao longe. A miopia surge porque quando olhamos para um objeto, a luz reflete e passa até à córnea e à lente do olho. Este, por sua vez orienta a luz para a retina e para a parte de trás do olho.

Num olho com este problema ocular, o globo ocular é normalmente muito longo da frente para trás. O que faz com que os raios de luz se foquem num ponto em frente da retina, em vez de o fazerem diretamente na sua superfície. O que torna os objetos desfocados.

Quais os sintomas da miopia?

Quem sofre deste erro refrativo, tem dificuldade em ver ao longe, mas consegue focar objetos ao perto. Se consegue ver perfeitamente o que está escrito no seu computador, mas não consegue focar a TV ou o ecrã do cinema, pode sofrer de miopia. Dores de cabeça e tensão ocular são outros dos sintomas mais recorrentes.

O que causa o crescimento do globo ocular não é ainda totalmente conhecido. Mas há fatores determinantes, como a hereditariedade, o sexo, a idade, origem étnica ou contingências ambientais, incluindo a exposição à luz do sol e o tempo despendido em trabalhos minuciosos.

A miopia tem crescido bastante em todo o mundo, especialmente entre os anos de 1970 e 2000. Tem especial incidência em crianças em idade escolar que vivem em zonas urbanas. Há alguns anos atrás, era comum algumas profissões terem maior incidência deste problema. Sobretudo as relacionadas com a leitura e a escrita.

Como é diagnosticada a miopia?

Um profissional de optometria pode diagnosticar esta doença ocular durante um exame visual simples. Basta o recurso aos cartões de letras, que diminuem de tamanho de cima para baixo para detetar esta anomalia.

Se o exame der positivo para miopia, o optometrista irá usar um retinoscópio para incidir luz sobre os seus olhos e observar o reflexo da retina. Assim consegue determinar a profundidade do seu erro refrativo.

Para saber mais sobre miopia, visite-nos e saiba como o podemos ajudar!

Artigo anterior Vantagens de usar armações Fila

Deixe um comentário

Comentários terão de ser aprovados antes de aparecerem

* Campos Obrigatórios